Ministro de Lula afirma não ter dúvidas de interferência dos EUA
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, acusou os Estados Unidos de interferirem nas eleições brasileiras deste ano. Perguntado nesta quarta-feira (14) sobre a questão, o chefe da pasta da comunicação respondeu não ter dúvidas de que estaria ocorrendo uma intromissão do país norte-americano no processo eleitoral do Brasil.
– [Os Estados Unidos] estão objetivamente interferindo na eleição dos brasileiros – declarou o ministro.
A acusação ocorre em meio à ofensiva da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o que considera uma ingerência por meio das plataformas digitais. Nesta quarta, os petistas voltaram a acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, alegando tratamento desigual entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Entre os pontos apresentados pela campanha estão testes com a inteligência artificial da Meta. Segundo os petistas, a ferramenta permite criar imagens de propaganda eleitoral favoráveis a Flávio Bolsonaro, mas bloqueia solicitações semelhantes quando envolvem Lula. A equipe do petista também aponta supostos problemas na distribuição e no alcance de publicações do candidato nas redes sociais.
A Meta, por sua vez, nega favorecer qualquer candidatura e classificou as acusações como “falsas” e “sem respaldo nos fatos”. A empresa afirma ainda que os problemas técnicos mencionados não atingiram exclusivamente o Brasil nem contas específicas.
A equipe de Lula disse que pretende levar as suspeitas a organismos internacionais. Segundo o coordenador da campanha, Camilo Santana, as denúncias serão apresentadas à Organização dos Estados Americanos (OEA). Representantes do time petista também devem compartilhar os indícios reunidos com observadores internacionais credenciados junto ao TSE.

Nenhum comentário:
Postar um comentário