Marçal é registrado como candidato à Presidência, apesar de estar inelegível
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) registrou a candidatura do influenciador Pablo Marçal à Presidência da República neste sábado, 15. A decisão ocorreu depois de uma liminar da Justiça Eleitoral autorizar a filiação dele à legenda.
O registro ainda precisa ser aprovado pela Justiça Eleitoral porque Marçal está inelegível. O partido realizou uma reunião nesta tarde para confirmar a candidatura. O nome do empresário apareceu no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pouco antes das 20h.
Uma liminar o autorizou a deixar o União Brasil e retornar ao PRTB. A decisão permitiu que o empresário atendesse às exigências da legislação eleitoral para registrar a candidatura.
Filiação de Marçal
A decisão determinou que a filiação de Marçal ao PRTB fosse considerada válida desde 4 de abril, data limite para que candidatos estivessem filiados às legendas pelas quais pretendem disputar as eleições deste ano. Com isso, o influenciador conseguiu avançar no pedido de candidatura à Presidência.
Segundo a legislação eleitoral, o candidato precisa estar filiado à sigla pela qual pretende disputar a eleição até seis meses antes do pleito. Neste ano, o prazo para a filiação partidária terminou em 4 de abril.
O juiz Gustavo Nardi, da 428ª Zona Eleitoral de Santana do Parnaíba (SP), determinou a regularização provisória da filiação.
O documento afirma que o empresário preencheu e assinou a ficha de filiação ao partido em 4 de abril de 2026, “com o devido deferimento pela presidência nacional da agremiação”. A decisão, contudo, é provisória e pode ser revertida em instâncias superiores. A Justiça Eleitoral ainda analisa se a filiação registrada retroativamente atende aos requisitos legais.
Segundo a alegação apresentada, o lançamento da filiação no sistema havia sido impedido pelo bloqueio das senhas de acesso do partido. O impedimento teria ocorrido em razão de “severas disputas pela representação nacional da legenda”.
Mesmo depois de uma ordem judicial, em 11 de março, para restabelecer os acessos da direção do PRTB, a liberação nos sistemas ocorreu somente em 16 de junho, depois do prazo para filiação.
Inelegibilidade
Marçal acumula pelo menos três condenações no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) relacionadas à candidatura a prefeito de São Paulo em 2024. O empresário tenta reverter as decisões por meio de recursos à Justiça.
Conforme noticiou Oeste, em maio passado, a divulgação de áudios entre o candidato Flávio Bolsonaro (PL) e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou a ser vista por Marçal como uma oportunidade política para as eleições de 2026.
Dirigentes do União Brasil, antigo partido do empresário, haviam avaliado que o desgaste do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro poderia abrir espaço para o surgimento da candidatura de Marçal.
À época, o vereador paulistano Milton Leite (União Brasil) deu como certa a reversão da inelegibilidade do influenciador.
revistaoeste

Nenhum comentário:
Postar um comentário