03/07/2026

OS CORRUPTOS SE ENTENDEM. MAS, INCOMODA ALIADOS!

Postura de Lula com Jaques Wagner em agenda na Bahia incomoda aliados

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitem desconforto com a postura do petista com 0 ex-líder do governo no Senado Jaques Wagner durante agenda em Salvador.

O mandatário ignorou as orientações dadas por auxiliares do Palácio do Planalto de manter distância protocolar do senador e chegou a chama-lo de irmão durante seu discurso.

“Tem pouca coisa que a gente não escolhe na Bahia. A gente não escolhe pai, mãe, irmão, irmãs. A gente escolhe companheiros, e aqui na Bahia eu tenho companheiros de longa data. O que representa para mim a minha relação com o Jaques Wagner, com o Rui Costa, com o Jerônimo [Rodrigues], com vários deputados que estão aqui, e a minha relação com o Otto [Alencar]. Porque a verdade é que nem todo irmão é um amigo, mas todo amigo é um irmão. E essas pessoas, ao longo da vida, têm me ajudado a fazer o que eu faço, a ser o que eu sou”, afirmou Lula em evento na quarta-feira.

O parlamentar baiano deixou o cargo estratégico após ter sido alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF e autorizada pelo STF, que investiga fraudes e pagamentos de vantagens indevidas pelo Banco Master.

Desde então, aliados de Lula sugeriram que ele evitasse qualquer gesto ao amigo de quase 50 anos que pudesse comprometer a sua campanha à reeleição.

Dias antes da viagem, uma ala minoritária chegou a sugerir que o presidente evitasse registros ao lado de Jaques, mas a ideia não teve adesão nem mesmo dentro do governo, porque isso poderia passar uma mensagem de abandono a um aliado de décadas.

Veja

Nenhum comentário: