05/02/2026

VAI NÃO. ELA NÃO VAI NÃO!

Van Hattem quer convocar esposa de Alexandre de Moraes para depor na CPMI

No primeiro dia de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS após o recesso, nesta quinta-feira (5), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciou a intenção de convocar Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para prestar esclarecimentos à comissão.

Van Hattem destacou que apresentou um requerimento para que ela explique “um contrato de R$129 milhões” firmado por seu escritório de advocacia com o Banco Master, instituição financeira de Daniel Vorcaro envolvida em fraudes que afetaram aposentados e pensionistas.

Segundo o parlamentar, embora a esposa do ministro não figure diretamente nos processos, a imprensa revelou que houve atuação de lobby do escritório dela para a compra do Banco de Brasília (BRB) pelo Banco Master.

“Que espécie de contrato era esse, então? Era de advocacia ou de lobby?”, questionou Van Hattem.

O deputado reafirmou o compromisso da CPMI em investigar a fundo possíveis irregularidades: “A CPMI do INSS reiniciou os trabalhos e vamos até o fim em busca da verdade, doa a quem doer”.



A convocação ainda precisará ser aprovada pelos membros da comissão antes que a esposa de Moraes seja oficialmente chamada para depor.

Veja abaixo um trecho da fala do parlamentar durante a comissão, compartilhada pelo gaúcho nas redes sociais:

Nenhum comentário: