22/02/2026

BAFTA 2026: 'O AGENTE SECRETO' DE WAGNER MOURA PASSOU BATIDO

“O Agente Secreto” perde no Bafta e Brasil encerra premiação sem estatuetas

O Brasil não conquistou estatuetas no Bafta 2026, principal premiação do cinema britânico, realizada neste domingo (22). O país concorria em quatro categorias, incluindo Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas acabou superado por produções internacionais.

Realizado em Londres, o evento consagra produções aclamadas pela crítica e pelo público, além de reconhecer talentos em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Filme Britânico. A cerimônia é considerada um dos principais termômetros para o Oscar, aumentando ainda mais a expectativa em torno dos vencedores.

O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, disputava os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original, mas não venceu em nenhuma das categorias.

Na disputa de filme internacional, o vencedor foi Valor Sentimental, drama norueguês dirigido por Joachim Trier. Também concorriam “Sirât” (Espanha), “Foi Apenas um Acidente” (França) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

Já em roteiro original, o prêmio ficou com Ryan Coogler, por Pecadores, que superou o trabalho de Mendonça Filho.

O documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, perdeu na categoria para Mr. Nobody Against Putin, dirigido por David Borenstein e Pavel Talankin. Na categoria de Melhor Fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso concorria por Sonhos de Trem, mas o prêmio foi para Michael Bauman, por Uma Batalha Após a Outra.

Com isso, o Brasil encerra a participação na edição deste ano sem troféus, repetindo o desfecho de 2025, quando “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, também foi indicado e não venceu.

Band

Nenhum comentário: