PL superou PSD em 2025 e finaliza ano com maior bancada
Sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Partido Liberal (PL) finalizará o ano de 2025 como a maior bancada do Senado, com 15 das 81 cadeiras. Em razão de trocas partidárias no decorrer de 2025, a legenda ultrapassou o Partido Social Democrático (PSD), que hoje possui 14 representantes na Casa Legislativa.
A liderança é importante porque, em 2026, direita e esquerda terão como missão ganhar mais espaço no Senado especialmente devido à competência da Casa para julgar impeachments de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). É necessária uma maioria de 41 votos para a destituição de magistrados. Nestas eleições de 2026, será possível renovar 2/3 da Casa.
Presidido por Valdemar Costa Neto, o PL ultrapassou o PSD após algumas mudanças partidárias, incluindo a posse da senadora Eudócia Caldas (PL-AL), que assumiu a vaga de Rodrigo Cunha (Podemos-AL) após o parlamentar se tornar vice-prefeito de Maceió. Além disso, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) se desfiliou do PSD e migrou para o Partido Progressistas por discordar da ideia da sigla de se fundir com o PSDB.
Além de ser maioria no Senado, o PL também lidera na Câmara. No decorrer do ano de 2025, houve nove baixas, entretanto a sigla, que iniciou o ano com 93 parlamentares, fechou o ano com 86 deputados, número suficiente para se manter como a maior bancada da Casa.
pleno.news

Nenhum comentário:
Postar um comentário