Putin: “Se Europa quiser guerra, estamos prontos agora mesmo”
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou não ter interesse em guerrear contra a Europa, mas advertiu que se o continente quiser entrar em conflito com seu país, a nação russa está pronta “agora mesmo”. Para o chefe de Estado, a União Europeia está impedindo os Estados Unidos de selarem a paz na Ucrânia.
– Eu disse isso diversas vezes: nós não temos planos para lutar contra a Europa; mas, se a Europa quiser lutar, estamos prontos agora mesmo. A Europa está impedindo o governo dos Estados Unidos de alcançar a paz na Ucrânia – declarou ele, segundo informações da imprensa internacional.
Putin relata que, no caso da Ucrânia, as Forças Armadas russas buscam agir com cautela, mas que não tomará o mesmo cuidado no caso europeu.
– A Rússia age de forma cirúrgica na Ucrânia, isso não é uma guerra, e, em caso de ataque da Europa, será diferente – acrescentou.
A fala ocorre após Putin recusar, nesta terça-feira (2), os pontos propostos pela Ucrânia e líderes europeus no plano de paz elaborado feito pelo governo estadunidense.
Na avaliação de Kiev e da União Europeia, o plano original dos EUA incluí 28 pontos muito favoráveis a Moscou, incluindo o compromisso de que a Ucrânia jamais entrará na Otan, a diminuição do exército ucraniano em 300 mil efetivos e a concessão de um quinto do território ucraniano. Dessa forma, o plano foi reduzido para 20 propostas.
Putin, por sua vez, considera que as exigências dos europeus são “totalmente inaceitáveis”, embora não tenha detalhado quais pontos sensíveis seriam esses. A declaração ocorreu durante encontro com o enviado especial do governo dos EUA, Steve Witkoff, que foi a Moscou tentar destravar as tratativas de paz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário