02/12/2025

CPMI: EX-COORDENADOR DO INSS FOI CONDUZIDO PELA POLÍCIA PARA DEPOR 'SOB VARA'

Polícia conduz ‘sob vara’, para depor, ex-coordenador do INSS que apoiou descontos

A Polícia Legislativa cumpriu ordem judicial de condução coercitiva do ex-coordenador de Benefícios e pagamentos do INSS Jucimar Fonseca da Silva, que foi conduzido “sob vara” para depor na CPMI do INSS, nesta segunda-feira, e confirmou a autoria de pareceres que avalizaram descontos bilionários beneficiando entidades associativas picaretas, incluindo sindicatos.

De acordo com o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), Jucimar tornou possível os descontos que beneficiaram entidades como a Conafer, acusada de roubar mais de R$800 milhões e cujo presidente está foragido desde a decretação de sua prisão, e a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhqadores na Agricultura), entidade controlada pelo PT.

“O servidor do INSS responsável por pagamentos, convocado para depor hoje, apresentou dois atestados médicos e viajou para uma região próxima de Manaus, o que impediu sua presença na sessão. A Polícia do Legislativo, cumprindo ordem judicial, realizou uma operação emergencial durante a madrugada, localizou o servidor e o trouxe a Brasília por condução coercitiva, conforme previsto em lei”, disse o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI, em rede social.

Também está marcado para esta segunda o depoimento do empresário Sandro Temer de Oliveira, que tem ligação com associações que fizeram descontos de aposentados e pensionistas. O empresário foi preso na Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal.

Nenhum comentário: