24/11/2025

SINISTRO: CPMI CANCELA SESSÃO PORQUE MAIS UMA VEZ O STF AUTORIZA DEPOENTE A NÃO COMPARECER

STF autoriza depoente até a não comparecer, e CPMI cancela sessão

A sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o roubo a aposentados e pensionistas do INSS foi cancelada nesta segunda-feira (24) após o registro de ausência dos depoentes.

O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou o cancelamento em suas redes sociais.

O colegiado ouviria os depoimentos de Rodrigo Moraes, empresário citado nos esquemas de descontos ilegais, e Juscimar Fonseca da Silva, ex-coordenador-geral de pagamentos do INSS.

A reunião prevista para hoje está cancelada. O depoente Rodrigo Moraes obteve habeas corpus autorizando sua ausência e comunicou formalmente que não comparecerá. O depoente Jucimar, apesar de ter passagens emitidas, apresentou novo atestado de saúde para justificar sua falta. Informamos que há pedido de condução coercitiva, atualmente pendente de decisão judicial”, disse Viana no X (antigo Twitter).

Como informou o presidente, Rodrigo Moraes conseguiu habeas corpus para se ausentar. O ex-coordenador do INSS chegou a confirmar sua ida a Brasília para depor, contudo, alegou questões de saúde para sua ausência.

Esta é a segunda vez que Jucimar não atende ao pedido de comparecimento no colegiado. Viana informou que há pedido de condução coercitiva para que ele se apresente. O pedido está pendente de decisão judicial.

A próxima reunião da CPMI está confirmada para quinta-feira (27), com início às 9h da manhã.

Nenhum comentário: