27/11/2025

SACANAGEM: ESTÁBULO NA GRANJA DO TORTO SERVE DE ALOJAMENTO PARA MANIFESTANTES NEGRAS

Manifestantes negras são alojadas em estábulo na Granja do Torto

Um grupo de manifestantes do movimento negro denunciaram o tratamento que receberam durante sua estadia em Brasília, para participar da Marcha das Mulheres Negras. Segundo relatos, um grupo de mulheres de Santa Catarina foi alojado em baias de cavalos, na Granja do Torto.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a revolta das manifestantes e o tratamento que receberem por parte do idealizadores do evento. Elas relataram ter sido recebidas com “descaso” e “violência simbólica”.

“Revoltada de vir e ser tratada como um animal”, disse uma mulher que faz parte do grupo. “A gente não vai aceitar, isso não vai ficar assim”, relatou outra integrante do grupo.

“Não podemos nos calar, não podemos admitir esse tipo de coisa. Pelas nossas vivências, pela nossa luta, pela luta das mulheres pretas, pelos nossos ancestrais, por tudo que o nosso povo já passou. Isso não é tipo de reparação, de bem viver, que nós estamos buscando”, disse outra integrante.

A Marcha das Mulheres Negras foi realizada nesta terça-feira (25), em Brasília. O evento preza pela defesa da reparação e do bem-viver.

A manifestação ocupou a Esplanada dos Ministérios, com palavras de ordem contundentes e afirmações de solidariedade entre mulheres negras de todo o país. O movimento contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Sobre o ocorrido, o Diário do Poder entrou em contato com a organização do evento e com o Ministério da Igualdade Racial para resposta. O espaço segue aberto para eventual manifestação.

Veja:

Nenhum comentário: