PF faz operação no Ceará para apurar vazamento de questões do Enem
Uma possível fraude no Enem motivou neste domingo, 23, uma operação da Polícia Federal de busca e apreensão no Ceará. A PF apura a prática de crime com um suposto vazamento de conteúdo, que tem gerado uma onda de pedidos de anulação da prova. A investigação começou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, “detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial”, informa a PF em nota, afirmando que o conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame, no último dia 16.
Ainda segundo a polícia, o objetivo da ação de hoje, batizada de Operação Profeta, é “esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos”. O Inep anulou três questões, mas a medida não agradou estudantes, que têm se mobilizado em protestos e nas redes com a hashtag #AnulaEnem. A polêmica teve início com uma live do estudante de medicina Edcley de Souza Teixeira cinco dias antes da prova de Ciências da Natureza.
Ele apresentou questões muito semelhantes a algumas que caíram na prova. O universitário oferece serviço de monitoria, que inclui PDFs com conteúdo que pode estar presente no Enem, levando a suspeitas de acesso antecipado.
O ministro da Educação, Camilo Santana, voltou a se pronunciar sobre o caso na última sexta-feira, desta vez nas redes: “Quero tranquilizar cada um de vocês: o Enem não será cancelado”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário