Criança morre após médicos esquecerem vírgula em dosagem
Uma criança de 2 anos morreu na Flórida, Estados Unidos, após sofrer overdose de potássio por erro médico, segundo relata a família. A falta de uma vírgula decimal na receita fez com que o menino recebesse uma dose dez vezes maior que a prescrita. A dosagem, que deveria ser de 1,5 mmol, foi registrada como 15 mmol.
O caso aconteceu em março de 2024 e resultou em um processo que tramita atualmente na Justiça. Segundo os autos, a vítima identificada como De’Markus Page foi levado a um hospital no dia 1° de março daquele ano, apresentando choro intenso, baixo apetite e diarreia.
Ele foi diagnosticado com rinovírus e enterovírus, e nível de potássio abaixo do necessário. A criança foi encaminhada a outra unidade hospitalar, a UF Health Shands, para receber cuidados especializados e tratamento intravenoso.
Segundo a mãe do menino, Dominique Page, a vírgula na dosagem desapareceu durante a transcrição da receita para o sistema do novo hospital, e nenhum profissional de saúde percebeu o equívoco. A ação afirma que o sistema hospitalar chegou a emitir um alerta para o caso, mas a administração do remédio foi mantida.
Dessa forma, a criança sofreu uma parada cardíaca após receber duas superdosagens. Ela ficou duas semanas na unidade de terapia intensiva (UTI) em ventilação mecânica, tendo apresentado convulsões e complicações, sem sinais de melhora. Por fim, a família decidiu desligar os aparelhos de suporte à vida em 18 de março.
Os familiares acusam a equipe médica e também a farmácia do hospital de serem responsáveis pela morte do menino. Em entrevista à WCJB, Dominique afirma que “tem sido extremamente difícil desde a morte do meu filho” porque até hoje não sabe o que aconteceu.
O hospital, por sua vez, optou por não se pronunciar antes da conclusão do julgamento.
pleno.news

Nenhum comentário:
Postar um comentário