04/10/2025

'FLOTILHA NÃO LEVAVA AJUDA HUMANITÁRIA' - DIZ ISRAEL DE BARCOS INTERCEPTADOS POR SUA FORÇA

Israel diz que barcos da flotilha não levavam ajuda humanitária

A Embaixada de Israel no Brasil afirmou neste sábado (4) que os barcos da Flotilha Global Sumud, apoiada por Greta Thunberg, não transportavam ajuda humanitária quando foram interceptados pelas forças israelenses. A informação foi compartilhada com base em nota oficial do Ministério de Assuntos da Diáspora (MDA) de Israel.

– Procedimentos estão em andamento para encerrar a provocação do Hamas-Sumud e finalizar a deportação dos participantes dessa farsa. Quatro cidadãos italianos já foram deportados. Os demais estão em processo de deportação. Israel está empenhado em encerrar esse procedimento o mais rápido possível – diz o comunicado.

A mensagem acrescenta que todos os participantes, incluindo Greta Thunberg, chegaram em segurança a Israel.

– Todos estão seguros e com boa saúde. Como Israel, Itália, Grécia e o Patriarcado Latino de Jerusalém declararam repetidamente, qualquer ajuda que esses barcos pudessem ter transportado, por menor que fosse, poderia ter sido transferida pacificamente para Gaza. Isso não passou de uma provocação – completou o MDA.

No meio da semana, o governo israelense já havia divulgado documentos que, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), mostram que a flotilha recebeu financiamento do Hamas por meio de uma empresa de fachada espanhola.

Nenhum comentário: