Ex-presidente da França Nicolas Sarkozy chega à prisão em Paris
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou à prisão, nesta terça-feira (21), para cumprir pena de cinco anos por conspiração para arrecadar fundos de campanha da Líbia. Sarkozy deixou sua casa por volta das 4h15, no horário de Brasília, a caminho da prisão de La Santé, em Paris.
O advogado de Sarkozy afirmou que o pedido de liberdade foi apresentado e que o ex-presidente escreverá sobre seu tempo na prisão de segurança máxima.
Sarkozy, que foi presidente conservador da França entre 2007 e 2012, se torna o primeiro ex-líder francês a ser preso desde o colaborador nazista Marechal Philippe Pétain, após a Segunda Guerra Mundial.
“Não tenho medo da prisão. Vou manter minha cabeça erguida, inclusive nos portões da prisão”, disse Sarkozy ao jornal francês "La Tribune Dimanche" antes de sua prisão.
Durante seu deslocamento, o ex-presidente divulgou um comunicado na rede social X dizendo ser inocente.
"Quero lhes dizer, com a força inabalável que é a minha, que não é um ex-presidente da República que está sendo preso esta manhã — é um inocente", diz o pronunciamento.
"Continuarei a denunciar este escândalo judiciário, esta via-crúcis que sofro há mais de dez anos. Eis, portanto, um caso de financiamento ilegal sem o menor financiamento. Uma investigação judicial de longo prazo iniciada com base em um documento cuja falsidade agora está comprovada"
Nenhum comentário:
Postar um comentário