CBF divulga áudio do VAR de pênalti anulado do América
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (8), o áudio da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abatti Abel (SC), do quadro da FIFA, e a equipe do VAR no lance do pênalti marcado a favor do América, que foi anulado após revisão no vídeo, durante o empate em 1 a 1 com o Santa Cruz. O jogo foi válido pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
O lance aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo, quando a partida estava empatada em 0 a 0. Inicialmente, o árbitro assinalou em campo o toque de mão dentro da área do volante Wagner Balotelli, do Santa Cruz, após cruzamento do atacante Hebert, do América. Mas o árbitro de vídeo Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG), também da FIFA, o chamou ao vídeo para revisar a jogada.
Durante a análise da jogada, a equipe do VAR concluiu que a bola pegou inicialmente na perna de Balotelli e posteriormente no braço do jogador, algo que, segundo a regra, não caracteriza como infração para marcar a penalidade. Diante disso, o árbitro de vídeo recomendou a revisão do lance no vídeo.
“Ela (a bola) pega na perna e depois sobe no braço. Ela pega praticamente debaixo do braço dele, que a bola pega na perna e depois sobe no braço […] Ramon, vou recomendar a revisão do lance, possível não penal. Ela (a bola) pega no corpo e muda completamente a trajetória”, disse o VAR, Marco Aurélio Augusto.
Após se direcionar à cabine do VAR e rever o lance, Ramon Abatti concluiu que não houve a penalidade, anulou a marcação da infração e deu escanteio para o América.
“A bola desvia na coxa primeiro e o braço está em posição natural. Toca depois (com a mão), mas ele desvia com a coxa primeiro. Ela muda totalmente a trajetória. Bate embaixo da axila, muda totalmente a trajetória […] Tiro de canto, ok? Vou voltar com tiro de canto. A bola desvia e bate no braço em posição natural, ok?”, afirmou o árbitro principal.
Na sequência da partida, o América abriu o placar no segundo tempo com o volante Alexandre Aruá e o Santa Cruz buscou o empate justamente com Wagner Balotelli. O resultado eliminou o América da Série D, e consequentemente, dando adeus ao sonho do acesso à terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Assista a análise do VAR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário