31/08/2025

VELA PRA DEUS E VELA PRO DIABO - ATÉ CEARÁ-MIRIM TEM

União Brasil avalia expulsar ministro de Lula que não quer largar o cargo

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), afirmou que não há decisão sobre sua saída do governo, mesmo com a pressão da cúpula do partido para que deixe a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A relação do União Brasil com o Planalto se deteriorou após críticas de Lula ao presidente da legenda, Antonio Rueda, durante reunião ministerial. Sabino destacou que continua trabalhando normalmente, inaugurando obras ligadas à COP 30.

Segundo dirigentes do partido informaram ao jornal O Globo, Sabino procurou Rueda para tentar obter aval para permanecer no governo, mas o presidente do União Brasil deixou claro que, caso não saia, poderá ser expulso da sigla. O ministro, no entanto, reafirma a intenção de continuar tanto no governo quanto no partido, acreditando ser possível reverter o ultimato.

A Executiva Nacional do União Brasil tem reunião marcada para a próxima quarta-feira para aprovar uma resolução que impeça filiados de ocupar cargos no governo Lula. A medida deve poupar algumas indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que não são filiados ao partido, mas Sabino será diretamente afetado por ser o único ministro formalmente filiado à legenda no primeiro escalão.

A pressão para o desembarque do governo ganhou força após cobranças de governadores como Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso). Sabino tentou argumentar em grupos internos do partido em defesa de sua permanência e do governo, mas a maioria da Executiva se mostrou favorável à saída. Apenas ele, Alcolumbre e o ex-ministro Juscelino Filho manifestaram votos contrários à medida.

Durante a reunião ministerial, Lula destacou que não espera apoio do União Brasil em 2026 e que não tem afinidade pessoal com Rueda. O presidente do partido respondeu nas redes sociais afirmando que a convivência institucional deve se basear no respeito às instituições e às responsabilidades de cada um, independentemente de relações pessoais.

DP

Nenhum comentário: