Prefeitura de SP corta show após projeção “Palestina Livre”
A Prefeitura de São Paulo interrompeu parte do show da banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo nesta sexta-feira (11), na Praça do Patriarca, no Centro da capital. A apresentação fazia parte da programação gratuita da Semana do Rock, organizada pela própria prefeitura.
Segundo a banda, o telão foi cortado logo após a projeção de uma imagem com a frase “Palestina Livre”, e, em seguida, o microfone da vocalista foi desligado.
– O que aconteceu hoje é inadmissível em uma democracia – afirmou o grupo em nota enviada ao G1.
A produtora da banda, Francesca Ribeiro, disse que a imagem foi exibida no intervalo antes do show.
– O produtor do evento, da prefeitura, veio me pedir mais de uma vez para retirar. Falei com a banda, e concordamos em não tirar.
A prefeitura confirmou que desligou o painel de LED e reduziu o som de forma preventiva “após falas e projeções que feriram cláusulas contratuais, com ofensas direcionadas a terceiros”. Afirmou ainda que “o show seguiu até o fim”.
Para a banda, houve censura e tentativa de silenciamento.
– Tivemos o som cortado pela Prefeitura de São Paulo e fomos ameaçados com multa. Nos pediram para reduzir o repertório de sete músicas para duas – relatou o grupo.
A gestão municipal declarou que as manifestações são “de responsabilidade exclusiva da artista e não representam o posicionamento institucional da Prefeitura”, mas reforçou “o compromisso com a liberdade artística dentro dos parâmetros legais da administração pública”.
Os integrantes do grupo alegam que o contrato “não prevê qualquer cláusula que nos impeça” de manifestações públicas.
– Manifestar-se publicamente a favor da Palestina não é crime em nosso país – disseram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário