Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica morreu terça-feira (13), em Montevidéu, aos 89 anos, um ano após a descoberta de um tumor maligno em seu esôfago. Ele estava sob cuidados paliativos após suspender o tratamento, o que havia sido confirmado por sua esposa, Lucía Topolansky, nesta segunda (12).
– Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível – disse Topolansky ao jornal La Diaria.
De acordo com ela, os médicos estavam “tentando fazer com que isso aconteça da melhor forma possível” e tinha acrescentado que “este já é um final anunciado”.
O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros de Mujica, anunciou o óbito do político:
– É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo – escreveu Orsi.
Mujica, de 89 anos, já havia anunciado em janeiro deste ano que seu câncer no esôfago tinha se espalhado e que o tratamento era comprometido por uma doença imunológica com a qual ele convive há duas décadas.
A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário