30/04/2025

POR FAIXA COM APOLOGIA AO ESTUPRO 12 ALUNOS DE MEDICINA SÃO EXPULSOS DE FACULDADE

Faculdade de SP expulsa 12 alunos de medicina por faixa com apologia ao estupro

A Faculdade Santa Marcelina informou, nesta segunda-feira (28), que decidiu expulsar 12 alunos de medicina que usaram uma faixa com apologia ao estupro durante uma competição universitária. O caso aconteceu em 15 de março.

Segundo a instituição de ensino, a decisão foi tomada em sindicância instaurada em 21 de março. Além disso, “outros 11 estudantes receberam sanções regimentais que configuram suspensões e outras medidas disciplinares”.

“A Faculdade Santa Marcelina comunica que as sindicâncias instauradas no dia 21 de março de 2025 em decorrência dos fatos ocorridos em 15 de março, com integrantes da Associação Atlética Acadêmica e relacionados a torneio esportivo, foram apreciadas em primeira instância nesta segunda-feira (28), sendo que 12 (doze) estudantes foram, nesta data, desligados da Instituição”, informou a Faculdade Santa Marcelina em nota divulgada nas redes sociais.

Além disso, a instituição também informou que a Associação Atlética Acadêmica “será mantida interditada por tempo indeterminado”.

“Comprometida com a transparência, os princípios éticos e morais, a dignidade social, acadêmica e a legislação vigente, a Faculdade Santa Marcelina reafirma sua postura proativa e colaborativa em relação ao assunto, perante as autoridades competentes”, diz trecho da nota.

Leia o texto na íntegra

Faculdade Santa Marcelina comunica que as sindicâncias instauradas no dia 21 de março de 2025 em decorrência dos fatos ocorridos em 15 de março, com integrantes da Associação Atlética Acadêmica e relacionados a torneio esportivo, foram apreciadas em primeira instância nesta segunda-feira (28), sendo que 12 (doze) estudantes foram, nesta data, desligados da Instituição, e outros 11 (onze) estudantes receberam sanções regimentais que configuram suspensões e outras medidas disciplinares.

Além disso, a Associação Atlética Acadêmica será mantida interditada por tempo indeterminado.

Comprometida com a transparência, os princípios éticos e morais, a dignidade social, acadêmica e a legislação vigente, a Faculdade Santa Marcelina reafirma sua postura proativa e colaborativa em relação ao assunto, perante as autoridades competentes.

Entenda o caso

Membros da atlética posaram para uma foto com uma faixa que tinha a frase "entra p*rra e escorre sangue" antes de uma partida de handebol. A foto circulou em grupos internos da faculdade e logo viralizou.

Nas redes sociais, a página da atlética foi desativada após o caso. O Centro Acadêmico Adib Jatene, também da faculdade Santa Marcelina, repudiou a confecção da faixa. "Não existem 'piadas' sobre temas como estupro, pois essa violência é uma preocupação crescente", disse o Centro Acadêmico.

Na ocasião, a Faculdade Santa Marcelina se manifestou contra a atitude dos alunos. "No ato de matrícula, o aluno aceita um compromisso formal com a faculdade, de respeito aos seus princípios éticos e morais, à dignidade acadêmica e à legislação vigente", diz a nota.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a 8ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias dos fatos e que está à disposição para ouvir as denúncias.

Band

Nenhum comentário: