13/04/2025

EM PLENO DOMINGO DE RAMOS RÚSSIA ATACA UCRÂNIA E MATA CIVIS E DEIXA CRIANÇAS FERIDAS

Rússia ataca Sumy e deixa mais de 20 civis mortos no Domingo de Ramos

Pelo menos 24 pessoas morreram e 84 ficaram feridas, entre elas sete crianças, após um ataque com mísseis russos atingir neste domingo, 13, o centro da cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia.

Segundo as autoridades locais, o bombardeio ocorreu enquanto dezenas de civis participavam de cerimônias do Domingo de Ramos, uma das principais datas do calendário cristão ortodoxo.

De acordo com o prefeito interino da cidade, Artem Kobzar, o número de mortos ainda pode subir.

“Muitas pessoas foram mortas hoje em consequência do ataque de mísseis”, disse. “Neste brilhante Domingo de Ramos, nossa comunidade sofreu uma tragédia terrível. Infelizmente, já sabemos de mais de 20 mortes.”
Zelensky faz apelo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compartilhou imagens que mostram corpos estendidos nas ruas e os trabalhos das equipes de resgate em meio a destroços e fumaça.

“Os mísseis russos atingiram uma rua de uma cidade normal, numa vida normal – edifícios residenciais, instituições de ensino, carros… E isto no dia em que as pessoas vão à igreja – num Domingo de Ramos, a festa da entrada do Senhor em Jerusalém”, escreveu.

“De acordo com informações preliminares, dezenas de civis foram mortos e feridos. Só a escumalha imunda pode atuar desta forma – tirando a vida a pessoas comuns.”

Zelensky também pediu uma reação da comunidade internacional: “As conversas nunca pararam mísseis balísticos e bombas aéreas. O que é necessário é uma atitude em relação à Rússia que um terrorista merece.”

Segundo o chefe da administração militar da região, Volodymyr Artyukh, dois mísseis balísticos foram lançados pela Rússia em direção ao centro da cidade.

“Naquele momento havia muita gente na rua. O inimigo esperava infligir os maiores danos às pessoas na cidade de Sumy”, afirmou.


Temor de nova ofensiva

Autoridades ucranianas alertaram nesta sexta-feira, 11, para sinais de que a Rússia pode estar preparando uma nova ofensiva de grande escala para os próximos meses, especialmente no verão do Hemisfério Norte.

O temor em Kiev é de que Vladimir Putin tente ampliar seus ganhos territoriais antes de qualquer eventual negociação de paz.

Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, há movimentações de tropas russas na região de Tchernihiv, no norte do país — área que chegou a ser parcialmente ocupada em 2022, durante a tentativa fracassada de cercar a capital, Kiev.

Ofensivas já estão em curso nas regiões de Sumy e Kharkiv, próximas à fronteira com a Rússia. Ambas foram invadidas no início da guerra, mas retomadas por forças ucranianas em setembro de 2022. Kharkiv voltou a ser atacada no ano passado, e agora Sumy é alvo de novos bombardeios.

O Antagonista

Nenhum comentário: