19/03/2025

OLHA O GOLPE: OAB ALERTA CONTRA GOLPE DO 'FALSO ADVOGADO'

OAB/RN alerta para golpe do “falso advogado”

A Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN) está alertando a população sobre golpes aplicados por criminosos que estão se passando por “falsos advogados”, para enganar as vítimas e obter vantagens financeiras indevidas. Conforme relatado pela OAB/RN, os golpistas entram em contato por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, identificando-se falsamente como advogados e alegando a existência de processos judiciais ou a liberação de valores, solicitando depósitos ou pagamentos antecipados para supostas custas processuais.

O presidente da Seccional do RN, Carlos Kelsen, explica que os criminosos obtêm os dados através dos processos judiciais, provavelmente através do sistema PJe, e entram em contato com as vítimas. Para enganar as pessoas, eles utilizam fotos reais de advogados para simular autenticidade, alegando, por exemplo, que a vítima tem direito a uma indenização e pedem um pagamento antecipado via PIX para liberar o valor, que dificilmente é recuperado. “Você acha que está falando com o seu advogado, mas na prática você está falando com o bandido”, disse.

“O número tem sido muito grande, porque todo dia aparece algum advogado dando essa informação. A gente passa a alertar exatamente a população com a primeira finalidade: utilizar os meios, os canais oficiais para fazer contato com o advogado, porque as pessoas não fazem contato prévio com advogado, presume-se que aquele WhatsApp já é dele”, explica o presidente da OAB.

Kelsen orienta que, além de realizar o contato prévio com seus advogados e verificar os registros no site oficial da OAB, aqueles que foram vítimas ou procurados pelos golpistas devem registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Para denúncias, a vítima pode ligar para o número (84) 98660-4724 ou 181.

O presidente reforça que não existe nenhum meio de antecipação, a menos que, a pessoa tenha firmado um contrato junto ao advogado, que prevê o pagamento parcelado de algum honorário e custas judiciais. No caso das custas, que estão sendo ditas pelos golpistas, Kelsen esclareceu que são pagas através da emissão da guia oficial pelo próprio sistema PJe.

Diante do aumento significativo de golpes em todo o Brasil, nos quais indivíduos se passam por advogados para solicitar transferências financeiras, sob falsos pretextos, Carlos Kelsen destaca que o dever da OAB é de alertar a população pelos veículos de comunicação, com intuito de evitar que mais pessoas sejam vítimas.

TN

Nenhum comentário: