09/02/2025

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE - SAIBA COMO PREVENIR

Saiba como é possível prevenir a depressão durante a terceira idade

O processo de envelhecimento traz uma série de desafios que impactam profundamente o dia a dia de uma pessoa. Situações como a perda de entes queridos, o sentimento de improdutividade ou doenças criam um cenário, muitas vezes, difícil de lidar. Não à toa, em 2019, os potiguares com idades entre 60 e 64 anos diagnosticados com depressão representavam a faixa etária proporcionalmente mais afetada por um grau intenso ou muito intenso da doença (22,5%). Em seguida, os mais afetados incluíam a parcela acima dos 75 anos (14,7%), segundo o IBGE.

Mas ações como a prática de atividades físicas e lúdicas, alimentação saudável, vivência da espiritualidade e manutenção da vida social podem ajudar a mudar as estatísticas. Fontes ouvidas pela reportagem reforçam ainda que o acompanhamento de profissionais especializados, bem como a importância de uma rede de apoio sólida, são fundamentais para que os idosos possam encarar os desafios com mais facilidade. A psicóloga Sylvia Sá explica que os cuidados devem envolver corpo, mente e alma. Momentos com a família e a comunidade são um ponto crucial nesse sentido. “Ações como reunir a família aos domingos, passar uma tarde com o idoso ou levá-lo para um restaurante são boas opções a se considerar”, afirma.

A geriatra Ângela Costa ensina que, além de incentivar o convívio com amigos e familiares, a prática de atividades físicas não pode ser deixada de lado. “Exercícios melhoram a disposição e reduzem sintomas depressivos”, explica a médica, que atua no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), da UFRN, vinculado à Ebserh. Frequentar uma academia, aliás, pode ser uma ótima ocasião para manter contato social, de acordo com a psicóloga Sylvia Sá. “A academia, assim como um curso de línguas ou de pintura, hidroginástica, natação e dança, estimula o idoso, auxilia na socialização e o mantém ativo”, explica.

Ângela Costa acrescenta que a essa rotina de atividades prazerosas, outros cuidados, como a regulação do sono e a realização de check-ups, devem ser adotados. “O check-up envolve o monitoramento da saúde física e o ajuste de tratamentos quando necessário”, aponta. A alimentação é outro aspecto a ser priorizado, segundo a geriatra, por causa dos impactos diretos na saúde do cérebro e no equilíbrio emocional.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: