28/02/2025

DANOU-SE: ACORDO NÃO É ASSINADO E TRUM EXPULSA ZELENSKY DA CASA BRANCA

Trump expulsa Zelensky da Casa Branca e acordo não é assinado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (28), após uma tensa conversa no Salão Oval com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que não negociaria com ele, criticando-o por ter “desrespeitado” os EUA e dizendo que poderá encontrá-lo novamente quando “ele estiver pronto para a paz”.

Trump fez uma declaração em uma publicação em seu canal de mídia social Truth Social após um diálogo hostil no qual Zelensky alertou que ele não estava em posição de alcançar a paz e o acusou de “pular” na possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial.

– É incrível o que vem através da emoção, e concluo que o presidente Zelensky não está pronto para a paz, porque ele acredita que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações – acrescentou.

Ele argumentou que sua intenção não é dar “vantagens” a nenhum dos lados, mas sim alcançar a “paz”.

– Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu lindo Salão Oval. Você pode voltar quando estiver pronto para a paz – escreveu Trump.

A tensa troca de palavras na Casa Branca durou cerca de 50 minutos. No início da reunião, Trump e Zelensky foram cordiais, mas no meio da conversa, o vice-presidente americano JD Vance interveio, e a situação se tornou hostil.

No final da reunião, um Trump visivelmente irritado alertou Zelensky de que seria “difícil” chegar a um acordo se, na sua opinião, “as atitudes não mudassem”.

Os dois presidentes deveriam assinar um acordo no domingo (2), segundo o qual a Ucrânia dividiria 50% das receitas da exploração de seus recursos naturais como um passo preliminar para um possível acordo de paz com a Rússia, um compromisso que levantou suspeitas em Kiev.

Após o término da reunião no Salão Oval, Zelensky deixou a Casa Branca em um carro preto com bandeiras ucranianas, sem fazer qualquer declaração à imprensa sobre se o acordo havia sido assinado.

Assista:

EFE

Nenhum comentário: