Resumo
*Situada no Seridó do Rio Grande do Norte e em localização estratégica, uma vez que está no meio do Estado e perto da divisa com a Paraíba, Currais Novos se destacou em 2024 como a quarta cidade que mais gerou emprego em todo o RN. Entre admissões e demissões, o saldo de empregos foi de 1.502, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A motivação para a criação de novas vagas , segundo representantes da prefeitura e moradores da cidade, é uma “corrida do ouro” que acontece em Currais Novos, com uma mina prestes a explorar o mineral em 2025, e o crescimento das energias renováveis, entre parques eólicos e solares. Segundo os dados do Caged, de janeiro a outubro, Currais Novos ficou atrás somente de Natal, Mossoró e Parnamirim no saldo de empregos, número considerado expressivo e comemorado pelo prefeito Odon Junior (PT), que encerra um mandato de oito anos no próximo dia 31. Considerando somente outubro, a cidade ficou em segundo lugar entre todos os municípios do RN que mais geraram empregos nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
*O jornalista Rodrigo Constantino revelou nesta sexta-feira (13), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, que foi diagnosticado com câncer. De acordo com o comunicador, a doença teria origem na língua e o diagnóstico já está “de 90% a 95%” confirmado. – Eu estou com 90% a 95%, diagnóstico já, falta só uma biópsia. Isso que eu tenho na garganta não é uma infecção. É, ao que tudo indica, câncer. Vamos usar a palavra. Tumor maligno. Câncer. A princípio, com origem na língua, isso ainda vai ser confirmado – declarou. Na transmissão, o comunicador disse que, mesmo diante do quadro, manterá seu otimismo e sua fé em Deus. Constantino ainda demonstrou confiança em superar “mais essa guerra”. – Estou com as melhores equipes médicas num país que é conhecido pelo tratamento da doença. Vou sempre manter meu otimismo, minha fé em Deus, minha resiliência e gratidão. O que não mata, engorda e traz lições. Isso não vai me matar. Eu vou superar mais essa guerra – reforçou.
*O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) usou as redes sociais neste sábado (14) para criticar a prisão do general Braga Netto. Em sua avaliação, a prisão representa um “atropelo” das leis. – O General Braga Netto não representa nenhum risco para a ordem pública e a sua prisão nada mais é do que uma nova página no atropelo das normas legais a que o Brasil está submetido – escreveu na rede social X. Mourão também é general da reserva e foi vice-presidente da República entre 2019 e 2022. Braga Netto foi preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal (PF) em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A prisão foi efetuada no âmbito do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe de Estado para evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Braga Netto foi um dos 37 indiciados na investigação sobre o caso, em um grupo que também incluiu Bolsonaro e outros nomes ligados ao ex-chefe do Executivo.
*O juiz Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, auxiliar no gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão preventiva do general Walter Braga Netto após ouvi-lo na audiência de custódia na tarde deste sábado (14), por videoconferência. A audiência de custódia é um procedimento padrão. Ela serve para o juiz avaliar a legalidade do cumprimento do mandado de prisão. São analisados aspectos como o tratamento dispensado ao preso. A prisão preventiva não tem prazo para terminar. Braga Netto vai ficar detido no Comando da 1.ª Divisão do Exército, na Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. Braga Netto foi preso acusado de tentar obstruir a investigação. Segundo a Polícia Federal, ele teria tentado conseguir informações sigilosas sobre a delação do tenente-coronel Mauro Cid para repassar a outros investigados e também alinhou versões com aliados. Ao se manifestar a favor da prisão, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou ver “risco concreto” ao inquérito se o general fosse mantido em liberdade. Como a prisão foi decretada por suspeita de obstrução do inquérito, o general não poderá receber visitas sem autorização do STF, inclusive de familiares. Apenas os advogados inscritos nos autos terão acesso direto ao ex-ministro.
*A cidade cenográfica do Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) do Exército receberá um investimento de R$ 5,6 milhões para construir estruturas de alvenaria. A obra, prevista para começar em março de 2025, tem como objetivo aprimorar o treinamento de técnicas de combate urbano, como reconhecimento de áreas e resgate de reféns. O CIOU está localizado no 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BIMec), em Campinas (SP), e atualmente utiliza uma estrutura improvisada, composta principalmente por contêineres. O projeto de ampliação da cidade cenográfica inclui a construção de 31 residências de pequeno e grande porte, distribuídas em quatro quadras, totalizando uma área de 2,8 mil metros quadrados. Ao todo, o projeto prevê a construção de 66 edifícios, mas as próximas fases ainda não têm previsão de início. Segundo o edital do Exército, a ideia é reproduzir ambientes urbanos com maior precisão para garantir realismo nos treinamentos. O relatório anexado à licitação diz que a “falta de realismo prejudica sobremaneira o adestramento das tropas, o que reflete na capacidade operacional da Força Terrestre”. A planta do projeto também contempla duas áreas identificadas como “favelas”, que já existem no terreno e continuarão sendo usadas para treinamento. O Comando Militar do Sudeste (CMSE), responsável pelo projeto, informou que as novas instalações permitirão a capacitação de militares de todo o país em técnicas e procedimentos voltados para ambientes urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário