26/09/2024

MUSK E CORINA SÃO INDICADOS PARA IMPORTANTE PRÊMIO DA UNIÃO EUROPEIA

Corina e Musk são indicados a grande prêmio da União Europeia

Os líderes opositores venezuelanos María Corina e Edmundo González, o bilionário Elon Musk, a plataforma humanitária palestina Women Wage Peace e a israelense Women of the Sun e suas fundadoras Yael Admi e Reem Hajajreh, respectivamente, são alguns dos candidatos ao Prêmio Sakharov 2024. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Parlamento Europeu.

A lista é completada pelos jornalistas palestinos Hamza Al-Dahdouh, Wael Al-Dahdouh, Plestia Alaqad, Shireen Abu Akleh, o grupo de mídia palestino Ain Media, em homenagem aos seus falecidos jornalistas Yasser Murtaja e Roshdi Sarraj, e o doutor em Economia azeri Gubad Ibadoghlu.

Os opositores de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, foram indicados pelos membros do Partido Popular Europeu em nome de todos os venezuelanos dentro e fora do país que “lutam pela restituição da liberdade e da democracia”, segundo afirma o comunicado do Parlamento.

Edmundo González é também o indicado das bancadas dos conservadores e dos reformistas, enquanto os sociais-democratas propuseram as candidaturas das plataformas palestina e israelense juntamente com suas fundadoras. Estas duas plataformas humanitárias também foram indicadas ao prêmio pela bancada dos liberais no Parlamento Europeu.

Por sua vez, a esquerda apresentou a candidatura dos jornalistas palestinos, enquanto Elon Musk foi indicado pelos grupos parlamentares Patriotas pela Europa e Europa das Nações Soberanas. Por fim, a bancada dos verdes escolheu o economista Ibadoghlu.

O Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, atribuído pela primeira vez em 1988 a Nelson Mandela e Anatoli Marchenko, é a maior homenagem que a União Europeia presta ao trabalho a favor dos direitos humanos, segundo o Parlamento Europeu.

O prêmio – concedido em 2023 a Jina Mahsa e ao movimento curdo Mulher, Vida, Liberdade do Irã – reconhece o trabalho de indivíduos, grupos e organizações que deram contribuições notáveis ​​para a proteção da liberdade de pensamento.

Em particular, visa promover a liberdade de expressão, os direitos das minorias, o respeito pelo direito internacional, o desenvolvimento da democracia e a aplicação do Estado de Direito.

Os candidatos ao prêmio de cada grupo do Parlamento Europeu, cujos três finalistas serão selecionados no dia 17 de outubro, foram apresentados nesta quinta em uma reunião conjunta da comissão de Assuntos Exteriores, da subcomissão de Direitos Humanos e da comissão de Desenvolvimento.

O vencedor ou vencedores do Prêmio Sakharov são escolhidos pela Conferência dos Presidentes, um órgão liderado pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola; que inclui os líderes de todos os grupos políticos representados em plenário.

Neste ano, o vencedor será escolhido no dia 24 de outubro, enquanto a cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de dezembro, durante uma sessão plenária em Estrasburgo, na França.

EFE

Nenhum comentário: