03/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou que acionará a Justiça contra Carla Zambelli (PL-SP), que a chamou de “Chica da Silva” durante uma transmissão nas redes sociais. Zambelli alega que confundiu os nomes da parlamentar e da personagem histórica, ao passo que Benedita afirma haver cunho racista na comparação. Na última terça-feira, Zambelli se queixou de não ter sido autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20, em Maceió. Benedita da Silva é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura do evento. “Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, [que é a] Chica da Silva [que vai falar]”, disse a parlamentar do PL.


*O ministro Paulo Pimenta (Reconstrução do RS) e o ex-diretor da Conab, Thiago José dos Santos, não compareceram a uma sessão da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados marcada para explicar o leilão de arroz. As audiências estavam previstas para esta quarta (3). Horas antes, o governo anunciou a suspensão do leilão. O presidente do grupo, Evair de Melo (PP-ES), reclamou que só foi avisado das ausências na noite de terça (2), sem tempo para remarcar as agendas. Disse também que se em um primeiro momento Pimenta foi apenas convidado, e não convocado (o que lhe imputaria obrigação de comparecer), agora o grupo vai alterar o status do pedido, para que ele não possa faltar. “Fica o meu registro de repúdio a esse papel de moleque desse irresponsável, desqualificado, irresponsável”, disse. “Se ele não fosse o moleque que ele é, teria nos avisado de manhã, teríamos aberto nossa pauta. Nós estamos aqui para trabalhar. O prejuízo que esse cidadão dá ao Brasil aumenta ainda mais”.


*Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reluta em autorizar a implementação de uma agenda efetiva de contenção de gastos públicos, três das principais despesas do Orçamento Federal vêm registrando recordes históricos. Somados, os gastos com Previdência, área da saúde e Benefício de Prestação Continuada (BPC) chegaram a R$ 1,23 trilhão no acumulado em 12 meses até maio – já corrigidos pela inflação –, consumindo mais da metade de todo o gasto primário do governo federal. O crescimento vertiginoso dessas despesas está sendo puxado, principalmente, pela decisão do governo de voltar com a indexação do salário mínimo ao crescimento do PIB, que pressiona os gastos com Previdência e BPC – pago a idosos e pessoas de baixa renda com deficiência – e também com a volta do piso para saúde, que está atrelado ao crescimento da arrecadação do governo. A pressão sobre o governo Lula para corte de gastos ganhou força nas últimas semanas mediante os sinais de esgotamento do ajuste fiscal apenas pelo lado da receita, como encaminhado pela equipe econômica. As declarações de Lula em resistência a rever e desvincular despesas, juntamente com a volta da artilharia do petista ao Banco Central, tem feito o dólar disparar nos últimos dias.


*O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates planeja possibilidade de romper com o PT, visando uma eventual candidatura ao governo do Rio Grande do Norte em 2026. Na terça-feira (2), o ex-dirigente foi homenageado por senadores durante um encontro na casa de Jorge Kajuru, onde teria expressado um desconforto com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa. As informações são de Lauro Jardim, em O Globo. Apesar da informação divulgada pela imprensa nacional, Jean também chegou a afirmar a um veículo local que não pretende sair do PT no momento. Ao ser questionado sobre um possível retorno ao governo após seis meses de quarentena, Jean Paul Prates indicou ter outros planos em mente. Aos aliados, o ex-presidente da Petrobras expôs o interesse em romper com o PT para concorrer como governador no RN.


*O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a aliados políticos que tem dúvidas sobre se deve continuar a disputar a reeleição como candidato democrata, afirmou nesta quarta-feira (3) o jornal norte-americano "The New York Times". Segundo fontes próximas a Biden ouvidas pelo jornal, o presidente tem dúvidas sobre se poderá se reerguer após o desempenho ruim no primeiro debate eleitoral contra o candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump, na semana passada. Esta é a primeira vez que fontes próximas ao candadidato democrata revelam dúvidas por parte de Joe Biden sobre seguir ou não com sua candidatura.


*A decisão do governo de suspender, nesta quarta-feira (3), a realização de um leilão para compra de arroz importado foi comemorada pela oposição. Os oposicionistas ressaltam, no entanto, que não abrem mão de uma CPI do Arroz para investigar supostas irregularidades no primeiro leilão — que acabou cancelado. “Não é porque o governo desistiu do leilão que vamos desmobilizar. Precisamos de uma investigação independente para apurar essa cadeia de responsabilidades. Alguém levaria vantagem com isso”, destaca o autor da CPI, o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS). “Os arrozeiros gaúchos têm o produto suficiente para abastecer o mercado interno com preço justo. E os consumidores podem ficar tranquilos de que estarão comendo um arroz de altíssima qualidade”, destacou.

Nenhum comentário: