*Milhões de cidadãos da Venezuela que vivem fora do país não poderão votar por causa de obstáculos impostos pelo governo do presidente Nicolás Maduro – que disputa a reeleição – ao registro de eleitores no exterior. A Venezuela tem uma população de 29,4 milhões de pessoas, das quais 21,4 milhões podem teoricamente votar nas eleições presidenciais do próximo domingo (28), tanto dentro quanto fora do país. Porém, apenas 69.211 venezuelanos no exterior estão aptos a votar – menos do que nas eleições venezuelanas anteriores, quando havia 110 mil – o que representa uma pequena fração dos cerca de 8 milhões de venezuelanos que, de acordo com dados da ONU, emigraram, embora o governo Maduro alegue que esse número é de 2 milhões. Mesmo que não houvesse obstáculos, nem todos os venezuelanos no exterior poderiam votar, porque muitos deles são menores de idade, e outros, principalmente os que emigraram há muitos anos, não têm interesse nessas eleições. Dos 8 milhões de venezuelanos que vivem fora do país, cerca de 5 milhões são maiores de idade e deveriam estar aptos a ir às urnas, mas somente 69 mil poderão fazê-lo, conforme disse à Agência EFE Estefania Parra Anselmi, coordenadora internacional do partido Vontade Popular e membro do comando que reúne membros da oposição que vivem na Espanha. Quase 3 milhões de venezuelanos vivem na Colômbia, o país que acolheu o maior número de pessoas com essa nacionalidade.
*Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, decidiu que não presidirá a sessão do Senado que terá discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na próxima quarta-feira (24). Ela deve ter uma reunião com o israelense em outro momento. Conforme a Constituição do país, o vice-presidente preside as sessões do Senado. A equipe de Kamala teria dito ao Senado que ela havia decidido não presidir o discurso de Netanyahu antes mesmo de o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciar a decisão de desistir da disputa pela reeleição. Sem Biden, Harris tem chance de ser escolhida como nova candidata do Partido Democrata nas eleições de novembro. A decisão dela, de não presidir o discurso de Netanyahu, é vista como uma estratégia e um reflexo das divisões no Partido Democrata em relação à guerra no Oriente Médio. As informações são do jornal Washington Post e do Poder360.
*O kit de uniformes entregues a atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 voltou a ser alvo de críticas. O atleta do decatlo José Fernando Ferreira, conhecido como Balotelli, afirmou não ter recebido um material adequado à quantidade de provas que disputa, além de ter que bancar sete pares de sapatilhas do próprio bolso. – Vocês não têm ideia do quanto foi brochante receber o material da seleção. Sempre achei que, na Olimpíada, receberíamos uma mala de materiais, com tênis, roupas e sapatilhas, mas parece que não é bem assim para nós – escreveu Ferreira, em seu perfil na rede social X. O decatlo é composto por dez provas a serem disputadas em apenas dois dias. No primeiro, são disputados 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros.
*A banda Cavaleiros do Forró está prestes a gravar mais um dvd histórico. Este evento especial e gratuito acontecerá no dia 05 de agosto, a partir das 18h, no Busto de Tamandaré no bairro Tambaú em João Pessoa, durante o feriado de aniversário da cidade. Em 2006, a capital paraibana foi palco inesquecível na história do forró: a gravação do DVD “No Reino dos Cavaleiros”. Aquele show reuniu uma multidão estimada em 150.000 pessoas, marcando um recorde de público na praia de Tambaú. Agora, em 2024, a Cavaleiros do Forró retorna ao mesmo local para criar novas memórias com o DVD “Meio a Meio”. O novo projeto terá 25 participações especiais de grandes nomes da música, enriquecendo ainda mais o espetáculo. Os fãs poderão desfrutar de um repertório que mescla os clássicos que marcaram gerações e as novas canções que já estão conquistando o público. Com previsão de 150 milhões de visualizações no YouTube e 100 milhões de plays nas plataformas de áudio, a marca dos patrocinadores estará eternizada neste projeto, alcançando uma ampla audiência. O DVD “Meio a Meio” promete ser um marco na carreira da banda e na história dos eventos musicais em João Pessoa. Uma superprodução de som, luz e palco, proporcionará uma experiência visual e sonora inesquecíveis, além das participações especiais e um público engajado. Não perca a chance de fazer parte deste momento único e imperdível.
*A vice-presidente Kamala Harris, que já tem apoio de delegados suficientes para garantir a candidatura democrata à Casa Branca, pode se tornar a primeira mulher a ocupar o Salão Oval na história dos Estados Unidos. Caso Kamala vença essa potencial disputa direta contra o ex-presidente Donald Trump, outro fato histórico marcará a política americana. O marido da vice-presidente, Doug Emhoff, será o primeiro “primeiro-cavalheiro” da história do país. Emhoff já ficou marcado por se tornar o primeiro “segundo-cavalheiro” dos EUA, quando Kamala fez o juramento em 20 de janeiro de 2021. No Brasil, o marido de uma chefe de Estado é chamado de consorte. Emhoff atualmente utiliza a conta oficial no X (antigo Twitter) @SecondGentleman. Antes da posse de Biden e Kamala, ele tweetou sobre o novo papel dele. “Tenho esse senso crescente de responsabilidade. Mas eu sei que não estaríamos aqui sem o apoio de tantos —familiares, amigos e mais. Obrigado por estarem do nosso lado conforme começamos esse próximo capítulo”. Emhoff, um advogado bem-sucedido do ramo do entretenimento, se casou com Harris em 2014, quando ela era procuradora-geral na Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário