12/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Conselheiro Gilberto Jales, convocou Sessão Especial, na próxima quarta-feira (17/7), às 10h30, no Plenário Dinarte Mariz, para dar posse ao novo Conselheiro George Soares. Deputado estadual em seu quarto mandato, George Soares foi escolhido pela Assembleia Legislativa por meio de uma votação em que alcançou 12 votos, sendo o indicado daquela Casa para a vaga. A vaga estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa, em maio de 2024, e pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa. A Constituição Estadual estipula que quatro das sete vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas sejam escolhidas pelo Poder Legislativo, ocorrendo nova indicação sempre que houver vacância. Nascido em Natal, George Montenegro Soares graduou-se em Ciências Contábeis pela UFRN e obteve especialização em Gestão de Empresas e Pessoas pela UNP. Sua família tem origens em Assú, município onde cresceu antes de se mudar para a capital. É filho do ex-deputado Ronaldo Soares e de Rizza Montenegro, e pai de duas filhas, Stella e Laura. Em 2010, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 2022, alcançando seu 4º mandato consecutivo. Ao longo de sua carreira legislativa, atuou como relator do Orçamento do Estado em 2016 e assumiu a presidência da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) em 2017. No mesmo ano, foi reconhecido como parlamentar do ano pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2022, ocupou a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.


*A Av. Café Filho, na Praia do Meio, será fechada ao trânsito neste sábado 13, entre o Restaurante Chaplin e a Estátua de Yemanjá, das 13h às 21h, para realização de um evento cultural. Durante o período de bloqueio, entre 13h e 21h, os condutores de veículos deverão utilizar vias alternativas como o Canto do Mangue nas Rocas e a rua Cel. Flamínio em Santos Reis para acesso à Ponte Newton Navarro. No sentido inverso, a orientação para quem sai da Redinha em direção ao Centro de Natal, é seguir pela Ponte Newton Navarro, depois acessar a rua Cel. Flamínio em Santos Reis e seguir até o Canto do Mangue e Hildebrando de Góis. Agentes de mobilidade estarão presentes no local para orientar o tráfego de veículos e garantir a segurança dos participantes do evento. A via estará aberta ao trânsito logo após o término do evento. O telefone 156 estará disponível para ocorrências no trânsito. A ligação é gratuita.


*A Polícia Federal descobriu dispositivos ilegais e clandestinos instalados em computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, com o objetivo de roubar dados dos equipamentos. A informação foi inicialmente divulgada pelo Metrópoles e confirmada pela TV Globo. Nenhum dado de beneficiário foi roubado, segundo a PF. Isso porque o sistema do INSS está criptografado desde maio. Os dispositivos irregulares, conhecidos como chupa-cabras, foram encontrados em vários andares do prédio do INSS, inclusive no andar da Presidência. A PF ainda está investigando e ainda não apresentou nomes ou suspeitas. Dentro do INSS, há a percepção de que alguém de dentro instalou os equipamentos recentemente.


*O popular “PF”, ou prato feito, está custando mais caro para o brasileiro. Dos dez itens mais tradicionais do almoço do trabalhador, oito tiveram alta no primeiro semestre de 2024. O preço da batata inglesa, por exemplo, cresceu 55,79%, mais de 22 vezes o valor da inflação oficial do país (2,48%). Por outro lado, a alcatra registrou queda de 3,93% no período. Os dados têm como base o resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de junho, divulgado nessa quarta-feira (10). O levantamento mostrou que, no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 4,23%, encostando no teto da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%. Liderando o ranking de vilões da inflação do prato feito, a batata inglesa registrou alta de 55,79% no primeiro semestre do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o item cresceu 69,9%, mais de 16 vezes o valor geral da inflação no período (4,23%). O grupo de tubérculos, raízes e legumes, ao qual pertence, teve alta de 36,5% em 2024. Em segundo e terceiro lugar, fechando o trio mais caro da lista, outros dois itens do mesmo grupo. A cebola encareceu 33,86% no ano, enquanto o tomate teve alta de 28,6%. Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 76,81% e 19,98%, respectivamente.


*Os moradores de 11 municípios do Rio Grande do Norte estão sem acesso ao programa Café Cidadão, do Governo do Estado, desde 1º de julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN), que coordena o programa, “o problema foi gerado porque a empresa contratada por meio de licitação para a prestação do serviço a partir deste mês, não cumpriu o prazo previsto contratualmente de instalação e abertura dessas unidades”. A pasta informou que a empresa foi notificada a atender as exigências contratuais até o próximo dia 20. A empresa venceu a mais recente licitação para a operação de 15 unidades programa Café Cidadão. Em apenas quatro delas (Lajes, Tangará, Nísia Floresta e Patu), segundo a Sethas, as exigências contratuais foram atendidas. As outras 11, nos municípios de Passa e Fica, Angicos, Lagoa de Pedras, João Câmara, Macau, Assú (unidade de Frutilândia), Pedro Avelino, Mossoró (unidade do Abolição I), Tenente Ananias, Alto do Rodrigues e Areia Branca, foram “identificadas inadequações estruturais”, conforme a pasta. “A Secretaria já iniciou a vistoria das 11 unidades que por ora ainda não estão em funcionamento. A Sethas está empenhada em garantir na maior brevidade, o atendimento do Café Cidadão, que nos demais municípios, continua a funcionar normalmente”, explicou a pasta em nota.


*O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de vendaval para todo o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (12). Em vigência desde o meio-dia, o alerta segue até às 18h deste sábado. Durante o período, o Inmet destaca para possibilidade de vento variando entre 40 km/h e 60 km/h, o que ocasiona baixo risco de queda de galhos de árvores. A abrangência do aviso alcança cidades em outros seis estados da região Nordeste. Ao todo, são 935 cidades listadas entre o Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Como instrução, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nenhum comentário: