09/07/2024

NOTÍCIAS POLICIAIS

Motorista é flagrado atropelando cães no interior do RN; veja vídeo

Um condutor não identificado foi flagrado atropelando cães em João Câmara, na região Agreste do RN. Um vídeo, divulgado nessa segunda-feira (8), registrou o momento em que o motorista em uma caminhonete passa por cima de dois cachorros. O atropelamento aconteceu na última sexta-feira (5).

A Polícia Civil investiga o caso para identificar e localizar o motorista. No Brasil, a violência contra animais é considerada crime e pode resultar em penalidades conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) e pelo Código Penal Brasileiro. As punições variam dependendo da gravidade do ato praticado. A pena máxima é de cinco anos e não cabe fiança. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Confira principais penalidades:
  1. Maus-tratos: Configura-se maus-tratos qualquer ato de abuso, ferimento, mutilação ou abandono que cause sofrimento físico ou emocional ao animal. A pena prevista é de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa, que pode ser aumentada em até um terço se houver a morte do animal.
  2. Morte do animal: Causar a morte de um animal doméstico, nativo ou exótico é considerado crime e pode resultar em pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
  3. Rinha de animais: Promover ou participar de rinha de qualquer animal é crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
  4. Experimentos científicos: Realizar experiências dolorosas ou cruéis em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, sem a devida licença ou sem observar as normas regulamentares, é considerado crime, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano, além de multa.
  5. Zoofilia: Praticar ato libidinoso com animal é crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Morador de rua é morto a pedradas no Alecrim, em Natal

Um morador de rua foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (9) na frente de uma loja na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi morta a pedradas.

O homem foi encontrado morto por volta das 5h30 por populares que passavam pela via, que fica em um dos principais centros comerciais da cidade.

Um outro morador de rua foi detido por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar suspeito de ter cometido o crime. A vítima apresentava ferimentos na cabeça.

O homem morto não havia sido identificado pelas autoridades até a atualização mais recente desta reportagem. Ele teve o corpo levado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para necropsia.

O caso vai ser investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Natal (DHPP).



Dois policiais militares são afastados por suspeita de envolvimento em homicídios

A Polícia Civil prendeu, em Macaíba, dois suspeitos por homicídio e afastou dois policiais militares, ambos de 43 anos, que teriam ajudado em dois crimes. A prisão faz parte da Operação Paz Macaíba e ocorreu entre os dias 4 e 6 de julho.

De acordo com a polícia, os crimes ocorreram nos anos de 2022 e 2023, em Macaíba, Região Metropolitana de Natal. Agora, após a prisão dos suspeitos, a políica vai investigar outras possíveis conexões criminosas.

A Operação Paz Macaíba teve início em 26 de maio de 2024, em resposta a um aumento nos casos de homicídios no município, registrados entre os meses de abril e maio, totalizando 13 ocorrências. Desde o início da operação, houve uma redução notável na incidência de homicídios na localidade, com dois casos reportados até o momento, representando uma diminuição de 84,6% comparada ao período anterior.

Nenhum comentário: