09/07/2024

LULA DIZ TER ORGULHO DO BRASIL EM FECHAR ACORDO COM A PALESTINA - LULA É PERSONA NON GRATA EM ISRAEL

Persona non grata em Israel, Lula diz ter orgulho do Brasil fechar acordo com a Palestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter orgulho de o Brasil ser o primeiro país a fechar acordo de livre comércio com a Autoridade Nacional Palestina. O chefe do Executivo discursou durante a cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em Assunção, capital do Paraguai, nesta segunda-feira, 8.

“Nos orgulhamos de ser o primeiro país do bloco a ratificar o acordo de livre comercio com a Palestina”, disse Lula. “Mas não posso deixar de lamentar, que isso ocorra num contexto que o povo palestino sofre com as consequências de uma guerra totalmente irracional.”

Lula tem criticado as ações militares de Israel contra o Hamas, grupo terrorista que controla o território palestino da Faixa de Gaza. Depois de diversas declarações contra autoridades israelenses, o presidente brasileiro foi classificado como persona non grata pelo país judaico.

Na sexta-feira 5, o Brasil depositou sua carta de ratificação ao Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a Palestina. Com a apresentação do documento, o acordo deve entrar em vigor depois de 30 dias.

Embora tenha vínculo com o bloco econômico, o tratado é unilateral e depende da ratificação de cada país. A vigência do instrumento iniciará 30 dias depois de cada notificação dos demais membros do Mercosul.

Nenhum comentário: