16/06/2024

SÉRIE 'D': AMÉRICA ENFRENTA O TREZE/PB NESTE DOMINGO NA ARENA DAS DUNAS

América enfrenta maratona e duela contra o Treze/PB

Desde que estreou na Série D do Campeonato Brasileiro, em 28 de abril, até o jogo da última quarta-feira (12), o América enfrentou nada menos que 10 jogos num intervalo de 45 dias. Foram 6 partidas longe dos seus domínios e um deslocamento que totalizou 8.320 km em diferentes regiões do país. Sem descanso, após voltar do interior cearense, o Alvirrubro entra em campo neste domingo (16) para enfrentar o líder, Treze/PB, na Arena das Dunas.
Para se ter uma ideia, a distância é superior aos 7.100 km que separam Natal de Paris, cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2024 que serão disputados em julho. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Iguatu, em partida disputada na Arena das Dunas, o técnico Marquinhos Santos destacou o desempenho físico de seu time.

“O nosso time tem dados estatísticos que apontam que temos corrido muito, nosso time tem atingido níveis acima até da divisão em que estamos. Nós temos um departamento médico muito bom, a preparação física também, são grandes profissionais e a gente tem trabalhado na recuperação desses atletas o máximo possível”.

Grande parte dessa distância foi percorrida na viagem para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para encarar o Corinthians na Neo Química Arena – considerando a rota aérea, o América viajou um trecho de cerca de 4.800 km, ida e volta.

Porém, nos jogos da Série D, o alvirrubro também fez grandes deslocamentos. Um exemplo foi a estreia na competição, oportunidade na qual enfrentou o Maracanã na cidade de Maracanaú, no Ceará. Esta viagem de ida e volta totalizou cerca de 1.000 km. Na bagagem de volta, 1 ponto conquistado no empate em 1 a 1.

O menor deslocamento aconteceu no dia 11 de maio, quando a delegação foi até Ceará-Mirim para jogar contra o Santa Cruz no Estádio Barrettão, percorrendo aproximadamente 70 km no total, mas amargou uma derrota por 3 a 2.

De volta a Natal após a desclassificação na Copa do Brasil, o América partiu para até Sousa, na Paraíba, para um confronto em 26 de maio que terminou empatado sem gols, somando aproximadamente 850 km ida e volta.

Junho seguiu a rotina de viagens e logo no dia 1º, o time se deslocou para Campina Grande, na Paraíba, para enfrentar o Treze no Estádio Amigão. No placar empate por 1 a 1 e na contagem da quilometragem alvirrubra mais de 500 km de percurso total. Em 12 de junho, a cidade de Iguatu, no Ceará, foi o destino para mais um confronto, totalizando aproximadamente 1100 km de ida e volta.

Apesar da logística e planejamento do clube, o desgaste tanto por conta das viagens como também pela sequência de jogos pode ser observada no número de atletas entregues ao departamento médico. Os atacantes Rafinha e Gustavo Ramos, além do lateral Norberto e o zagueiro Rafael Jansen, que geralmente são considerados titulares, devido a lesões, não estão à disposição de Marquinhos Santos.

Restando 6 jogos para encerrar a fase de grupos da Série D, o alvirrubro comemora o fato de ter 4 jogos em Natal. Na reta final e de olho na classificação à segunda fase, o América ainda deve enfrentar o deslocamento de cerca de 1.000 km até Horizonte, no Ceará, para encarar o Atlético Cearense e outros 600 km para visitar o Potiguar de Mossoró.

TN

Nenhum comentário: