05/06/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Os motoristas de ônibus de Natal decidiram nesta terça-feira (4) aceitar a proposta feita pelo superintendente do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Norte, Cláudio Gabriel, para evitar a greve da categoria. Agora, faltam os empresários decidirem se aceitam o acordo. Uma nova reunião entre patrões e empregados está marcada para a superintendência do Ministério do Trabalho na tarde da próxima quinta-feira (6). Horas antes, haverá uma assembleia geral do Seturn, sindicato dos empresários, para discutir a proposta. A proposta do superintendente foi apresentada durante uma reunião na segunda-feira (3). Claudio Gabriel só apresentou uma proposta porque motoristas e empresários não chegaram a um consenso. Os rodoviários já decidiram em assembleia entrar em greve, mas a paralisação está suspensa até a reunião de quinta-feira. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, a greve será iniciada na sexta-feira (7) caso a reunião da véspera não termine em acordo.


*O tom utilizado pela ministra Cármen Lúcia na posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (3) desagradou o jornal O Estado de São Paulo. No editorial Cármen Lúcia e a Eleição Como Juízo Final, o periódico avaliou que a magistrada – classificada por especialistas como mais moderada que seu antecessor, Alexandre de Moraes – adotou um discurso escatológico e exaltado, demonstrando que está disposta a “tratar o TSE como um ‘tribunal da verdade’ nas próximas eleições”. – Numa peroração exaltada, repleta de invectivas, frases de efeito e barroquismos, a ministra parece estar disposta a tratar o TSE como um “tribunal da verdade” nas próximas eleições. Em apenas 12 minutos, a palavra “mentira” foi citada 15 vezes; “ódio”, seis vezes; e “medo”, outras tantas. Só faltaram “apocalipse” e “juízo final” – ironizou o veículo de imprensa.


*Um dos astros do Real Madrid-ESP, Vinícius Júnior reagiu à contratação do atacante francês Kyllian Mbappé pelo clube espanhol. O novo “galático”, agora ex-Paris Saint-Germain-FRA, assinou contrato até o fim da temporada 2028/2029 com os merengues. Na publicação no Instagram em que Mbappé compartilhou a chegada ao Madrid, Vini Jr. comentou “tic” e um emoji de um relógio. Além disso, o atacante brasileiro curtiu a publicação do novo companheiro de equipe. “Um sonho que se tornou realidade. Muito feliz e orgulhoso de fazer parte do clube dos meus sonhos, o Real Madrid. É impossível explicar o quão feliz e emocionado me sinto neste momento. Estou impaciente por vê-los, madridistas, e obrigado pelo apoio incrível de vocês. ¡Hala Madrid!”, escreveu Mbappé. A bola voltará a rolar para o Real Madrid oficialmente somente em agosto, com a Supercopa da Uefa, no início da temporada 2024/2025.


*Uma das pessoas mais próximas a Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia colocou em xeque a lealdade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na relação que o chefe do Executivo paulista nutre com o ex-presidente. Malafaia, que goza de invejável memória, relacionou episódios em que Tarcísio se afastou de Bolsonaro por conveniência. O líder conservador concedeu entrevista ao colunista Paulo Cappelli, de Metrópoles, nesta terça-feira (4), e revelou que desconfia de que haja uma atuação do governador nos bastidores a fim de manter a inelegibilidade de Bolsonaro, deixando, assim, o trânsito livre para que ele, Tarcísio, concorra ao Planalto em 2026. O pastor não esconde a insatisfação com o fato de Tarcísio ter aproximação com personalidades inimigas do ex-presidente, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o apresentador Luciano Huck.


*O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a taxação de compras internacionais de até US$ 50. O tributo de 20% sobre as vendas, conhecida como “taxa das blusinhas”, vai impactar sites estrangeiros como Shopee, Shein e AliExpress. A aprovação foi simbólica. Ou seja, não houve registro de voto no painel eletrônico. Essa foi uma maneira de não desgastar os senadores que foram contra a medida, já que ela é defendida pelo varejo nacional. A taxação foi inserida, durante tramitação na Câmara, em um projeto sobre outro tema, que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), cujo objetivo é reduzir as taxas de emissão de carbono da indústria de automóveis até 2030. A Câmara só vai ter que deliberar novamente sobre pontos alterados pelo Senado. Não é o caso da taxação. Portanto, essa parte já vai para sanção do presidente Lula, que pode manter ou vetar. Uma votação separada, somente referente à “taxa das blusinhas”, precisou ser feita no Senado porque o relator, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), havia excluído a medida do texto. O governo, então, propôs a retomada do imposto de importação sobre as vendas de lojas estrangeiras. E venceu a votação.


*O deputado Nikolas Ferreira anunciou nesta quarta-feira (5/6) que Júnior Lourenço, que votou a favor de Janones para evitar a cassação, será expulso do PL. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também afirmou que o PT (Partido dos Trabalhadores) “defende rachador”. Durante a reunião do Conselho de Ética da Câmara, realizada nesta quarta-feira, 5 de junho de 2024, o parlamentar mineiro se posicionou sobre o caso do deputado André Janones (Avante-MG).Janones enfrentava acusações relacionadas a um esquema de desvio de salários de assessores de seu gabinete, conhecido como “rachadinha”, utilizado para financiar despesas de campanhas eleitorais. O conselho votou a favor do arquivamento do pedido de cassação, com 12 votos a favor e 5 contra.

Nenhum comentário: