*A escola de alto padrão Vera Cruz, na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas acusadas de ato de racismo contra uma das filhas da atriz Samara Felippo na semana passada. O episódio foi narrado pela atriz ao g1 neste sábado (27), quando Felippo contou que a menina negra de 14 anos teve o caderno rasgado e rasurado com frases racistas escritas pelas adolescentes punidas. A vítima é filha de Samara com o ex-jogador de basquete Leandro Barbosa, o Leandrinho, que mora nos Estados Unidos, e atualmente tem mais duas filhas com outra mulher. Em comunicado interno às famílias, ao qual o g1 teve acesso, o coordenador pedagógico do Vera Cruz - Daniel Helene – narrou às famílias as punições que as duas meninas do 9º ano receberam do colégio, após terem sido descobertas como autoras da agressão.
*O velório de Anderson aconteceu neste domingo (28), no Cemitério Jardim da Saudade de Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O começo da cerimônia, durante o período da manhã, foi restrito a familiares do artista. As informações são do GShow. Fãs formaram uma fila perto da porta do cemitério. O pai de Anderson Leonardo, Ubirajara de Souza, passou mal durante o velório. Integrantes do grupo Molejo, do qual Anderson fazia parte, também foram à cerimônia. Coroas de flores foram enviadas por nomes como Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, Carlinhos Brown, Belo, Arthur Aguiar, entre outros.
*A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) esteve no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na última sexta-feira (26) para uma fiscalização após denúncias de forte desabastecimento na unidade, feita por servidores e também por sindicatos que representam os trabalhadores atuantes na unidade. As denúncias das últimas semanas indicavam a falta de itens como sabão, luvas, gaze, e medicamentos, como dipirona e antibióticos. Antes da visita, na sexta, a Comissão se reuniu com a direção do Walfredo e com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para entender as dificuldades que o hospital enfrenta. “Nos últimos dias, este que é o maior hospital de urgência e emergência do Estado, tem sido alvo de denúncias por falta de insumos, alimentos, medicamentos e equipamentos quebrados. Viemos fazer nossa obrigação, que é fiscalizar, para somar junto à Sesap e a direção da unidade, no sentido de termos um diagnóstico do que está havendo no hospital para poder ter um tratamento mais adequado no âmbito da saúde do Rio Grande do Norte”, pontuou o deputado Galeno Torquato, presidente da comissão.
*As novas gestões municipais, que serão eleitas em outubro deste ano, vão receber as contas públicas numa situação pior do que a que foi encontrada em 2021, quando os atuais mandatos tiveram início. O panorama fiscal das cidades brasileiras é bastante diverso, mas o número consolidado das prefeituras deixa claro que o sinal de alerta está aceso para os novos prefeitos e aqueles que buscam a reeleição. Em fevereiro, último dado disponível, os municípios apresentaram déficit primário (saldo negativo entre receitas e despesas, sem considerar os juros das dívidas) de R$ 14,7 bilhões no acumulado em 12 meses, de acordo com informações do Banco Central. Em janeiro de 2021, o cenário era o oposto: as contas municipais estavam levemente no azul, com superávit (saldo positivo) de cerca de R$ 900 milhões. “As contas (dos municípios) se deterioraram. É claro que tem um aumento da concentração de gastos (neste ano), principalmente antes das restrições eleitorais”, diz Ítalo Franca, economista do banco do Santander. “Mas, por enquanto, o sinal está mais amarelo para os municípios do que para os Estados.”
*Um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) mostrou que 38% dos adolescentes já foram vítimas de algum tipo de violência em relacionamentos amorosos. Os resultados indicam que 4 em cada 10 adolescentes brasileiros já vivenciaram violência no namoro, incluindo perseguição nas redes sociais, agressões físicas, violência psicológica e sexual. O levantamento ainda mostra que a população LGBTQIA+ enfrentam um risco 9 vezes maior de serem vítimas de violência nos relacionamentos amorosos em comparação com adolescentes homens e heterossexuais. A Dra. responsável pelo estudo ressaltou a gravidade desses números, enfatizando que muitos desses jovens sofrem em silêncio, sem o apoio adequado da família ou da comunidade.
*Um garçom atacou três pessoas usando uma faca, neste domingo (28), em Camocim, no interior do Ceará. O crime aconteceu no restaurante onde o garçom trabalha. Entre as vítimas, estão o dono do estabelecimento, um vereador do município e mais uma pessoa. O parlamentar Cesar Araújo Veras não resistiu aos ferimentos. Cesar Araújo Veras, de 47 anos, já foi presidente da Câmara Municipal de Camocim. O caso aconteceu em um restaurante na orla de Camocim. O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará sobre o crime, e aguarda resposta. Um homem identificado como Euclides, dono do restaurante, também foi ferido. A terceira vítima ainda não foi identificada formalmente. O estado de saúde das vítimas ainda não foi oficialmente divulgado. A Câmara Municipal de Camocim emitiu nota lamentando o caso. A Casa disse que "lamenta profundamente a perda do ex-presidente, vereador César Veras, que de forma precoce nos deixou neste domingo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário