24/03/2023

RESUMO DE NOTÍCIAS


MENOS DE CEM DIAS DE GOVERNO LULA JÁ TEM SEIS PEDIDOS DE IMPEACHMENT:

A Câmara dos Deputados possui seis pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de o petista completar cem dias no governo. Como comparação, na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo. Metade dos pedidos contra Lula foi motivada por declarações públicas do petista. O último deles, protocolado na quarta-feira, 22, pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) cita a afirmação de Lula de que, quando estava preso, queria “f****” o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A declaração foi dada na terça-feira, 21, pelo presidente durante entrevista ao site 247.


MEMBROS DA CPMI DE 8 DE JANEIRO QUEREM CONVERSAR COM XANDÃO:

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pediram uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Deputados distritais disseram que o encontro com o ministro relator dos inquéritos tem o “propósito de tratar de interesses diretamente relacionados ao objeto desta CPI, bem como, no que for possível, colaborar com a investigação em curso no Supremo Tribunal Federal”.


LULA NO INQUÉRITO DAS FAKES NEWS É PEDIDO POR ROGÉRIO MARINHO:

Nesta sexta-feira (24), o senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente Lula seja incluído no inquérito das fake news (4781). O líder da oposição no Senado entende que a fala do petista sobre a investigação da Polícia Federal ser uma “armação” do senador Sérgio Moro configura desinformação.


OITO MILHÕES DE BRASILEIROS SERÃO INDENIZADOS PELO FACEBOOK:

A representação do Facebook no Brasil foi condenada, em primeira instância, a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 para cada usuário diretamente atingido por vazamento de dados pessoais ocorrido em 2021. A sentença foi dada nesta quinta-feira (23) pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, no Maranhão. Na decisão, o juiz Douglas Martins entendeu que o Facebook agiu em desconformidade ao permitir a extração de dados de suas plataformas, mesmo que tenha sido por terceiros, uma vez que era responsabilidade da empresa garantir sigilo das informações.


RECEITA FEDERAL VAI DOAR EQUIPAMENTOS A CIDADES ATINGIDAS POR ATAQUES:

A Receita Federal irá doar equipamentos resultantes de apreensões para tentar compensar os prejuízos de prefeituras e cidadãos potiguares com os ataques de criminosos dos últimos dias, atendendo solicitação do Governo do RN e da Federação dos Municípios do RN (Femurn). A Femurn está fazendo um diagnóstico dos municípios atingidos e dos prejuízos diante dos ataques criminosos dos últimos dias. A confirmação das doações aconteceu em reunião na tarde desta sexta-feira (24), na governadoria. Após o levantamento que será feito pela Femurn, a Receita vai verificar que bens poderão ser doados. Caso a situação jurídica permita, deverão ser doados aos municípios potiguares bens como veículos, computadores, móveis e até medicamentos.


PREFEITURA É CRITICADA POR USO DE LINGUAGEM NEUTRA EM EVENTO:

Nesta quinta-feira (23), o assessor parlamentar do deputado estadual Jesse Lopes (PL-SC), Renato Laurindo, questionou o uso de linguagem neutra em uma folha de propostas entregue pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, Santa Catarina. O papel fazia parte da cartilha da 17ª Conferência Nacional de Saúde etapas municipais que tem como título: Amanhã será um novo dia para todos, todas e todes.

Nenhum comentário: