06/12/2022

ATÉ TU, DONALD TRUMP?

Empresas de Donald Trump são condenadas por fraude fiscal em Nova York

Duas empresas Trump Organization do ex-presidente norte-americano Donald Trump foram condenadas, nesta terça-feira (6/12), pelo júri de Manhattan por fraude fiscal e falsificação de registros comerciais nos últimos 15 anos. A instituição tentava driblar a legislação econômica do país para poder pagar menos impostos.

As empresas condenadas são a Trump Corp. e a Trump Payroll Corp. As instituições são proprietárias de hotéis, campos de golfe e diversos outros imóveis espalhados pelo mundo.

Com a condenação, a Trump Organization poderá pagar até US$ 1,61 milhão em multas, o valor final será determinado no dia 13 de janeiro. Com a pena, as empresas ficam impossibilitadas de realizar algumas negociações e obter empréstimos no país.

A empresa do ex-presidente Trump é acusada de contabilizar algumas despesas pessoais de seus executivos como custo do negócio e pagou bônus para os diretores como se fosse profissionais independentes contratados para prestar um serviço à instituição.

O ex-presidente Donald Trump e sua família não foram acusados neste processo. Entretanto, o bilionário é mencionado em diversos momentos ao longo do julgamento pelos promotores por uma suposta conexão com os benefícios distribuídos aos dirigentes das empresas.

Processos contra Donald Trump

Apesar de não estar diretamente envolvido no caso das fraudes fiscais, Donald Trump é investigado por promotores federais e estaduais dos Estados Unidos pela consulta de documentos confidenciais durante uma tentativa de anular as eleições de 2020 que deram a vitória ao democrata Joe Biden.

Trump enfrenta também um processo civil no valor de US$ 250 milhões do procurador-geral de Nova York, em que alega que o ex-presidente e seus filhos estiveram envolvidos em uma fraude na última década.

O procurador-geral tem como objetivo evitar, de forma definitiva, que Trump e os seus filhos trabalhem como executivos ou diretores de empresa no estado de Nova York, entre outras penalidades.

metropoles

Nenhum comentário: