22/11/2022

'PEC DO ESTOURO': LULA E ALCKMIN RETORNAM A BRASÍLIA PARA ARTICULAR

Lula e Alckmin retornam a Brasília; governo eleito articula PEC do Estouro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), também coordenador da equipe de transição, chegam a Brasília nesta terça-feira (22) para compromissos da agenda de transição. O texto da PEC do Estouro, que tinha apresentação prevista para esta terça-feira de acordo com interlocutores, só deve ser apresentado na quarta-feira (23). A informação foi confirmada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A proposta é uma forma avaliada pelo governo para retirar o Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família, do teto de gastos e prevê R$ 200 bilhões extrateto para custear programas sociais. Os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentaram textos alternativos à PEC.

No que se refere aos compromissos, às 10h, a presidente do PT e coordenadora de articulação política na equipe de transição, Gleisi Hoffmann, tem reunião na Câmara dos Deputados com as bancadas do PT, PCdoB e PV. No mesmo horário, o grupo técnico de Comunicação Social se reúne com representantes dos Correios para realizar um diagnóstico da estatal e recolher informações para recomendar a interrupção do processo de privatização.

Alckmin, coordenador do gabinete de transição, concede entrevista às 13h, com a assinatura de designações dos parlamentares e relatores dos grupos técnicos.

Alguns grupos técnicos têm reuniões com ministros, como o GT de Minas e Energia, que se reúne com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome se reúne com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento; e o GT de Saúde, que tem encontro marcado com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Nenhum comentário: