Dez anos do Globo FC
Criado em 18 de outubro de 2012 e oficializado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol em 22 de março de 2013, o Globo foi fundado pelo empresário Marconi Barretto, que era um grande fã do também empresário Roberto Marinho, fundador da maior emissora do país, a Rede Globo, com isso o clube foi batizado com o nome homônimo da emissora Carioca.
O complexo esportivo da "águia", como é conhecido o Globo, foi construído na cidade de Ceará-Mirim, a 30 quilômetros de Natal, às margens da BR-406. O clube é proprietário do Estádio Manoel Dantas Barreto, o Barretão, que foi construído em apenas sete meses, e tem capacidade para 10 mil espectadores.
As cores do time são um homenagem à Alemanha e a inspiração para o nome do clube surgiu da admiração do presidente pelo jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de Televisão.
Em setembro de 2013, com apenas um ano de fundação, o time conquistou o 1º lugar da segunda divisão do Campeonato Potiguar de 2013. Em 2014, foi campeão da Copa FNF, e ganhou uma vaga na Copa do Brasil de 2015. No mesmo ano, o Globo foi campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, a Copa RN. A conquista veio após a vitória por 1 a 0 diante do Potiguar de Mossoró, gol marcado por Ricardo Lopes. Com isso, o Globo se classificou para a Copa do Nordeste de 2015, e também por ter sido o melhor classificado no Campeonato Potiguar ganhou uma vaga na Série D de 2014.
Disputou a Série D até 2017, quando conquistou o acesso a Série C. O acesso veio nos pênaltis na partida contra o URT-MG. Na final da Série D 2017, o Globo enfrentou o Operário-PR. Na primeira partida foi goleado por 5 a 0 pelo time paranaense e na partida de volta, a Águia de Ceará-Mirim ganhou de 1 a 0 em pleno Estádio Germano Krüger, mas não foi suficiente para reverter a desvantagem do primeiro jogo e se tornou vice-campeão brasileiro daquele ano.
Em 2018 na Série C, O empate na última rodada com o Confiança, livrou o Globo do rebaixamento. O time ficou em 8º com 22 pontos.
Em um campeonato de altos e baixos pelo Brasileirão Série C 2019, O Globo foi rebaixado na última rodada ao perder pro já rebaixado ABC em casa por 2 a 0.
Na temporada de 2021, após uma campanha histórica no Campeonato Potiguar, o Globo conquistou seu primeiro título estadual da primeira divisão ao vencer o ABC por 3 a 2 no agregado. O feito marcou a conquista do título inédito a Águia e interrompeu a hegemonia dos times da capital após sete anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário