18/09/2022

'TESTEMUNHAS DO SUICÍDIO' - PESQUISA ESTUDA TRAUMAS NA PONTE NEWTON NAVARRO (REDINHA/NATAL/RN)

Pesquisa estuda trauma em 'testemunhas do suicídio' na Ponte Newton Navarro

Inaugurada em 2007 com a função de conectar as zonas Sul e Norte de Natal, a Ponte Newton Navarro é um dos cartões postais da capital potiguar. Erguida sobre o Rio Potengi, a construção também é palco de eventos trágicos. Diversas pessoas a usaram para cometer suicídio. Ao longo do tempo, os casos ganharam notoriedade. Por trás deles, existem histórias pouco comentadas. Pescadores e comerciantes que tiveram as vidas atravessadas pelo peso de testemunhar algumas das mortes. Para mostrar essas realidades, pesquisadoras da UFRN realizaram um estudo para entender o impacto do suicídio na vida das pessoas que trabalham na Redinha. Neste mês, celebra-se o Setembro Amarelo, que fala da importância da prevenção dos suicídios.

É possível questionar-se sobre como o suicídio pode impactar pessoas para além da vítima. Para esclarecer esse questionamento, a organização americana National Action Alliance for Suicide Prevention – Aliança de Ação Nacional para Prevenção do Suicídio, em tradução livre – realizou uma pesquisa que mostra que um suicídio impacta cerca de 115 pessoas, direta ou indiretamente. Pensando nisso, as pesquisadoras do Departamento de Psicologia da UFRN Ana Karina Azevedo, Amanda Melo e Olga Hawes partiram com o objetivo de entender esse impacto e buscar testemunhos do impcacto na capital potiguar.

O objetivo era entender como as mortes poderiam ter influência na vida dos trabalhadores. “O mercado é tradicional, muitos trabalham ali há 20, 30 anos e viram as suas vidas atravessadas pela morte de alguém”, comenta. A pesquisadora conta, ainda, que muitos deles precisaram resgatar corpos de dentro da água. Mesmo com a tensão de suas histórias, foi percebido que essa parcela da população necessitava ser ouvida.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: