22/09/2022

QUE PAÍS SAI NA FRENTE SE HOUVER UMA GUERRA NUCLEAR?

Destruição: o que acontece se houver guerra nuclear? Que país sai na frente

O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu nesta quarta-feira (21) que pode usar armas nucleares contra países inimigos, disse ter equipamentos de destruição mais modernos do que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e ameaçou empregar "todos os meios disponíveis" para proteger a Rússia. A declaração ocorre sete meses após o início da guerra na Ucrânia.

A Rússia também anunciou a mobilização de milhares de reservistas —a primeira desse porte desde a Segunda Guerra Mundial.

A escalada das ameaças aumenta o temor de um conflito nuclear com potencial para destruir todo o planeta. Outros países também contam com arsenais de destruição total.

Testes com armas nucleares para exibir poderio militar de alta destruição já foram feitos pelo governo Biden, pela Coreia do Norte e pela China. EUA e a Rússia têm bombas atômicas que podem ser acionadas a qualquer momento, mas não estão sozinhos.

Atualmente, nove países no mundo têm esse tipo de arma. São eles:

EUA - Rússia - Reino Unido - França - China - Índia - Paquistão - Coreia do Norte - Israel.

Apenas os cinco primeiros podem oficialmente ter esse armamento. Isso foi definido em 1968, com a assinatura do TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear). Os cinco países em questão foram os vencedores da Segunda Guerra Mundial e são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Qual país tem mais armas nucleares

Um levantamento feito em fevereiro deste ano e divulgado pelo UOL mostrou que EUA e Rússia possuem 11.527 ogivas nucleares. São 5.977 no lado russo e 5.550 no lado norte-americano.

Juntos, os dois países controlam mais de 90% do total de bombas atômicas existentes no mundo. "Isso é o suficiente para destruir toda a vida na Terra várias vezes", resumiu o pesquisador de rejeitos radioativos Júlio Oliveira, ao UOL News.

Os governos não divulgam os locais onde estão escondidas as ogivas nucleares. No entanto, segundo especialistas, a maior parte está instalada em submarinos, o que dificulta a sua localização.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: