05/08/2022

OPINIÃO: MINISTROS DE CORTES SUPREMAS TEM QUE SER JUÍZES DE CARREIRA

Um militar para chegar ao posto de General, ele tem que passar por uma academia, ter sido aspirante, tenente, capitão, major, ter passado por todos os trabalhos acadêmicos que eles fazem, tem que estudar pra mais de 20 anos para ser General com 60 anos de idade. 

Enquanto isso, para ser ministro do STJ ou STF, tem que passar a ter formação em direito e ser escolhido por quem está indicando. 

Tem que ser Juiz de carreira, chegando ao 2º grau como desembargador e o 3º grau no STJ e STF. Tem que ser juízes de carreira que passaram pela magistratura, adquirir toda uma experiência para saber a importância da jurisdição nos casos. 

Isso é uma mudança que teria que ser feita na constituição para que isso fosse possibilitado. Nenhum militar chega ao posto de Coronel sem ter passado pela academia e todos os postos para chegar a Coronel. E quando ele chega a coronel ele tem toda experiência prática de uma corporação, ele sabe decidir estrategicamente, e o General também. 

Isso deveria acontecer com os ministros da Suprema Corte. Isso é mudança que tem que ser pensada a curto prazo para que a gente não tenha a instabilidade jurídica que nós estamos vivendo hoje no Brasil.

Nenhum comentário: