19/03/2022

PESQUISA APONTA CHOCOLATE BENEFÍCO AO CORAÇÃO - CARDIOLOGISTA AJUDA ESCOLHER

Chocolate faz bem para o coração. Cardiologista ensina como escolher

Comer chocolate faz bem para o coração. O alimento é rico em flavonoides, que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, ou seja, protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. O consumo também aumenta a função do óxido nítrico no nosso corpo, o que reduz a pressão arterial e aumenta o fluxo vascular.

Em 2019, foi publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pesquisa que associou o consumo de chocolate a menor taxa de hipertensão e diabetes, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

“As substâncias presentes no chocolate contribuem para evitar a aterosclerose, que é a inflamação causada pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas”, explica Claudio Tinoco Mesquita, editor-chefe do IJCS (SBC) e professor associado de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Mas o grande problema do chocolate são as calorias – pois, para que o cacau fique mais palatável, são acrescentados açúcar, leite e gordura nas formulações. O consumo em excesso pode contribuir para a obesidade, ampliando as chances de doenças do coração.

Metrópoles

Nenhum comentário: