10/03/2022

MORRE AOS 80 ANOS MILITAR QUE EXECUTOU CHE GUEVARA

Militar boliviano que executou Che Guevara morre aos 80 anos

O militar boliviano Mario Terán, conhecido por executar o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, morreu na madrugada desta quinta-feira (10), em um hospital localizado na cidade de Santa Cruz de La Sierra, no leste da Bolívia.

A informação foi confirmada pela agência EFE junto ao militar da reserva Gary Prado Salmón, que prendeu um dos líderes da Revolução Cubana.

Segundo a fonte, Terán faleceu depois de ter ficado vários dias internado no Hospital da Corporação do Seguro Social Militar (Cossmil), que fica em Santa Cruz.

Me avisaram que ele estava internado, e que, à noite, não tinham esperança de qualquer possibilidade de recuperação. Às 7h (8h de Brasília), me avisaram que ele morreu – contou Prado Salmón.

O militar da reserva disse que Terán apresentava diversos problemas de saúde que, provavelmente, foram se agravando com a idade.




A expectativa era de que o velório do militar acontecesse ainda nas próximas horas, em Santa Cruz de la Sierra.

Prado Salmón contou que ele mesmo recomendou Terán a manter um perfil mais discreto, diante do assédio que recebeu por ter sido o executor de Che Guevara.

Ele sofreu bastante com isso, mas soube ir em frente, tranquilo – contou o militar da reserva.

Prado Salmón lembrou que, o então presidente da Bolívia, René Barrientos, assumiu na época a responsabilidade pela execução de um dos líderes da Revolução Cubana, ocorrida em 9 de outubro de 1967.

EFE

Nenhum comentário: