01/03/2022

AJUDA HUMANITÁRIA PARA UCRÂNIA É ENVIADA POR ISRAEL

Israel envia três aviões com ajuda humanitária à Ucrânia

Israel enviou três aviões transportando 100 toneladas de ajuda humanitária, que devem chegar à fronteira da Polônia com a Ucrânia no final desta semana.

A ajuda inclui 17 toneladas de equipamentos médicos e medicamentos, sistemas de purificação e abastecimento de água, milhares de barracas, cobertores, sacos de dormir e casacos, conforme informação do Ministério das Relações Exteriores israelense em comunicado.

Os três aviões, da companhia aérea israelense EL AL, pousarão ainda nesta terça-feira (1º) em Varsóvia, de onde a carga será transportada por terra até a fronteira com a Ucrânia.

A missão é chefiada por Einat Schelein, diretor geral da Mashav, a agência de coordenação da ajuda externa de Israel e ligada ao Ministério das Relações Exteriores.

Israel também enviou uma equipe de cerca de 40 profissionais médicos, do serviço de emergência estadual United Hatzalah, para a Moldávia no início desta semana. O objetivo é atender os milhares de ucranianos que estão fugindo de seu país através da fronteira comum.

Apesar dos pedidos da Ucrânia, Israel recusou-se a enviar equipamentos militares. O país tem uma aliança estratégica com a Rússia na Síria que lhe permite bombardear alvos pró-iranianos.

Embora Israel tenha se posicionado a favor da soberania e integridade da Ucrânia, está ciente de que seu envolvimento militar na guerra enfureceria a Rússia, país com o qual tem uma relação fluida.

Em virtude desse relacionamento, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu no final de semana ao primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, para mediar o fim do conflito armado e até sugeriu a possibilidade de realizar uma cúpula de paz em Jerusalém, uma opção que o presidente russo, Vladimir Putin, teria rejeitado.

EFE

Nenhum comentário: