ANTICONCEPCIONAL MASCULINO: Pesquisadores brasileiros da Unesp, Universidade Paulista, descobriram dois novos alvos que, finalmente, vão tornar viáveis a criação do primeiro anticoncepcional masculino. O foco do projeto é a EPPIN, sigla em inglês para inibidor de protease epididimária, cuja função principal é modular a motilidade dos espermatozoides, ou seja, dificultar sua capacidade de nadar até o óvulo. O estudo também demonstra a viabilidade de usar camundongos como modelo para testes in vivo. Os resultados foram publicados na revista Molecular Human Reproduction.
COMPROVANTE DE VACINA: A exigência de comprovante de vacinação, em vigor desde 21 de janeiro de 2022, como mais uma medida para a contenção da transmissão da nova variante da covid-19 – a Ômicron, foi prorrogada até o dia 16 de março de 2022. O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta quarta-feira (16), o Decreto n° 31.276, de 15 de fevereiro de 2022. O decreto prorroga as medidas baseadas na Recomendação n° 33 do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o Enfrentamento da Pandemia pela covid-19, considerando “a necessidade de estimular a adesão da sociedade ao plano nacional de vacinação contra a COVID-19 como forma de garantir um cenário epidemiológico favorável”.
DOUTRINA DA FÉ: O Papa Francisco determinou uma reforma na Congregação para a Doutrina da Fé, a mais antiga da Cúria Romana, que tem a função de defender a tradição e doutrina da Igreja Católica. Conforme documento divulgado nesta segunda-feira, o órgão será separado em duas seções: a doutrinal, que deve zelar pela proteção da fé, e a disciplinar, que deve regular os “delitos contra a moral”. Cada uma delas terá um secretário distinto. Atualmente, o órgão é presidido pelo cardeal espanhol Luis Ladaria Ferrer.
COMBATE A FAKE NEWS: Nesta terça-feira (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou uma parceira com diversas redes sociais com o objetivo de coibir fake news durante as eleições. A ação foi firmada com o Twitter, o TikTok, o Facebook, o WhatsApp, o Google, o Instagram, o YouTube e o Kwai. O acordo foi assinado pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que falou sobre a importância das eleições durante sessão do TSE.
PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS: Por seis votos a um, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a primeira etapa da privatização da Eletrobras, referente à modelagem econômico-financeira da venda da estatal. Em julgamento ocorrido nesta terça-feira (15), seguiram o ministro-relator, Aroldo Cedraz, os ministros Raimundo Carreiro, Benjamin Zymler, Walton Alencar Rodrigues, Augusto Nardes e Jorge Oliveira. O ministro Vital do Rêgo ficou vencido após ter apresentado um voto duro com uma série de ressalvas contra a privatização, conforme antecipado pelo Broadcast na última semana.
BRASIL PODE MODERAR TENSÃO: Nesta terça-feira (15), o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que o Brasil pode “exercer importante papel de moderação” na tensão entre a Rússia e a Ucrânia. A declaração foi feita por meio de uma nota oficial da comissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário