27/02/2022

PRESIDENTE UCRANIANO NÃO ACEITA NEGOCIAR EM BELARUS: 'ESTOU PRONTO PARA NEGOCIAR EM PAÍSES ONDE MÍSSEIS NÃO VOEM'

Ucrânia rejeita negociar com a Rússia em Belarus: ‘Propaganda’

Depois de a Rússia afirmar que uma delegação do país foi enviada a Belarus para negociar um acordo de paz com a Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou a possibilidade ao afirmar que o local escolhido não é neutro. Para ele, só seria possível negociar em Belarus se alguns ataques da Rússia não tivessem partido de lá.

– Estou pronto para negociações em qualquer país de onde os mísseis não voem – disse o presidente da Ucrânia, que sugeriu que as negociações aconteçam em cidades como Varsóvia, na Polônia; Istambul, na Turquia; ou em Baku, no Azerbaijão.

O conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que não é possível uma negociação enquanto os russos colocam “fogo no território ucraniano”. O representante da Ucrânia ainda afirmou que a decisão da Rússia de negociar em Belarus é “apenas propaganda”.

– É óbvio que isto é apenas propaganda. É esse o comportamento russo que está provocando o mundo a cortar a Rússia do mercado global. Verdadeiras negociações devem ser honestas, com ambas as partes de acordo, e sem nenhuma operação especial de propaganda em Gomel ou Minsk – protestou.

Mais cedo neste domingo (27), o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, que está em Gomel, na Belarus, afirmou que os ucranianos tinham até as 15h (9h de Brasília) para responder se negociariam. O representante da Rússia ainda chegou a afirmar que, em caso negativo, a Ucrânia seria responsável pelo “derramamento de sangue”.

– Assim que recebermos essa confirmação [de interesse em negociar], vamos imediatamente nos mudar para lá e encontrar nossos colegas nas negociações. Somos pela paz. Em caso de recusa de negociação, toda a responsabilidade pelo derramamento de sangue será do lado ucraniano – completou.

Nenhum comentário: