18/02/2022

'NÃO FALEI COM PUTIN SOBRE CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA' - DIZ BOLSONARO EM LIVE

Bolsonaro diz que não falou com Putin sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que, ao se reunir com o chefe russo Vladimir Putin essa semana, eles não trataram sobre as crescentes tensões entre Rússia e Ucrânia, assunto que preocupa vários países ao redor do mundo há mais de um mês e chegou a afetar, inclusive, a Bolsa de Valores brasileira.

"Na minha passagem por lá, esse assunto não foi tratado com o presidente Putin. Conversei com ele por aproximadamente duas horas", afirmou Bolsonaro em uma live hoje. A fala contraria uma desinformação espalhada por apoiadores do presidente durante a semana.

O pronunciamento de Bolsonaro ocorreu horas após a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki,ter afirmado que o Brasil "parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global" após ser questionada sobre o apoio do presidente brasileiro à Rússia em meio à tensão do país liderado por Vladimir Putin com a Ucrânia. Bolsonaro prestou "solidariedade" à Rússia durante o encontro com Putin ocorrido em Moscou, na quarta-feira (16).

"Eu diria que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território, e aterrorizar a população, certamente não está alinhado com valores globais e, então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global", falou a porta-voz.

Sem citar a Casa Branca, Bolsonaro disse que a viagem não foi feita "para tomar partido de ninguém. A nossa missão tinha um objetivo específico. Alguns levaram para um lado que estou apoiando A, B ou C, 'não devia fazer isso, devia fazer aquilo'. Teve crítica, bastante".

Bolsonaro não evitou 3ª guerra

Na terça-feira (15), o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles postou uma fake news, em que afirmava que Bolsonaro teria "evitado a terceira Guerra Mundial" ao ter supostamente exercido influência na retirada de soldados russos da fronteira com a Ucrânia.

Como Bolsonaro esclareceu hoje, a decisão de remover os soldados russos já havia sido divulgada antes da chegada dele e, na reunião com Putin, o tema não foi abordado.

Com informações do UOL

Nenhum comentário: