10/12/2021

SÉRIE A: GRÊMIO CAI AO LADO DO BAHIA E BRAGANTINO VAI A LIBERTADORES

Bragantino vai à Libertadores e Grêmio cai ao lado do Bahia

O Grêmio está rebaixado pela terceira vez para a Série B. O tricolor gaúcho derrotou o Atlético-MG, por 4 a 3, nesta quinta-feira, na Arena, em Porto Alegre, em duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, mas terminou na 17ª colocação, com 43 pontos. As derrotas de Bahia e Juventude, que eram necessárias para livrar a equipe gremista do rebaixamento, ocorreram apenas em parte, já que os baianos largaram na frente, mas permitiram a virada do Fortaleza, no Castelão, por 2 a . Com isso, o fracasso de 1991 e 2004 se repete para o lado azul do Rio Grande do Sul.

Outro clube gaúcho envolvendo na luta contra o rebaixamento na rodada final, teve um final mais feliz. Com disputas emocionantes, o Juventude venceu o Corinthians por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, em Caxias do Sul, e, com a ajuda do Fortaleza, que bateu o Bahia, o time gaúcho conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, o time paulista perdeu a quarta colocação no torneio para o tricolor cearense e, assim, receberá R$ 1,6 milhão a menos como premiação pelo seu desempenho após 38 rodadas.

Deixando o rebaixamento de lado, quem acabou fazendo uma grande competição foi o América Mineiro, que se firmou como a segunda força do futebol do estado, num ano em que o Atlético-MG não de braçadas rumo ao título.

A equipe fez o São Paulo encerrar a participação no Brasileirão de maneira melancólica. A equipe do técnico Rogério Ceni perdeu para o América-MG por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Independência, em Belo Horizonte, e fechou com sua pior campanha nos pontos corridos desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por 20 clubes. Já o time mineiro conseguiu uma inédita vaga na Copa Libertadores da América.

A equipe tricolor somou apenas 48 pontos em 38 rodadas, com mais derrotas (12) do que vitórias (11). Foram ainda 15 empates. Antes do atual desempenho, o São Paulo havia conquistado 50 pontos nas edições de 2013 (14 vitórias, oito empates e 16 derrotas) e 2017 (3 vitórias, 11 empates e 14 derrotas). O resultado deixou o time fora da Libertadores, indo para a Copa sul-americana.

Já o América-MG, que sofreu muito com o bate e volta na Série A, fez uma campanha histórica. Com 53 pontos, o time do técnico Marquinhos Santos terminou na oitava colocação e será um dos representantes do Brasil na Libertadores. A equipe mineira entra no mata-mata antes da fase de grupos.

Bragantino salva vaga nos acréscimos

Grande surpresa do Brasileirão, o Red Bull Bragantino vai disputar a fase de grupos da Copa Libertadores em 2022. Na base da insistência, o time que passou todas as rodadas entre o seis melhores colocados fechou a campanha em sexto graças a um gol de Artur aos 47 minutos do segundo tempo. O 1 a 0 contra o Internacional foi bastante festejado pela classificação inédita da equipe e por não forçar a disputa da fase précia da competição continental.

Depois de passar 37 rodadas entre os seis melhores da competição, o Bragantino estava sendo ultrapassado pelo Fluminense com o empate que parecia se arrastar até o fim em Bragança Paulista. O gol salvador veio com chute de pé direito do meia canhoto, premiando quem não deixou de lutar até o apito final.

Os jogadores se abraçaram no fim e foram efusivamente aplaudidos O Inter fechou o ano de maneira caótica, sofrendo mais uma derrota e somando só um dos últimos 18 pontos disputados, despencando na tabela.

Na mira da seleção uruguaia, o técnico Diego Aguirre evitou falar sobre o assunto antes de jogo e prometia muita luta em busca de uma vitória para tentar o milagre da classificação à Libertadores. Precisava somar os três pontos e torcer contra Santos, América-MG, Ceará e Atlético-GO.

Noite do Fluminense termina em ressaca

O Fluminense terá que disputar a Pré-Libertadores em 2022. Os cariocas até venceram a Chapecoense, por 3 a 0, no Maracanã, no Rio, mas o Red Bull Bragantino bateu o Internacional e frustrou os planos do time tricolor. O duelo foi válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão.

Com a vitória, o Fluminense encerrou a competição na sétima posição, com 54 pontos. Dois pontos a menos que o Red Bull Bragantino, que venceu o Internacional com gols nos acréscimos e ficou em sexto, com 56 pontos.

A Chapecoense, por sua vez, entrou para a história com a pior campanha de um time na "Era dos Pontos Corridos". Rebaixados, os catarinenses terminaram na última posição, com 15 pontos. Antes, a pior campanha era do América-RN, que fez 17 pontos no Brasileiro de 2007.

Como esperado, o Fluminense teve o controle da partida e criou as melhores oportunidades, porém, esbarrou na ansiedade dos seus atacantes e também na trave da Chapecoense.

Precisando da vitória, o Fluminense armou uma verdadeira blitz no ataque antes do intervalo e manteve no segundo tempo, quando marcou os três gols com David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández, fizeram os gols que quase colocaram o Tricolor na fase de grupos da Libertadores.

TN

Nenhum comentário: