20/10/2021

SECRETÁRIO JAIME CALADO DIZ QUE O RN SE TORNARÁ O MAIOR PRODUTOR DE CIMENTO DO BRASIL

Jaime anuncia fábrica que tornará o RN maior produtor de cimento no Brasil

O Rio Grande do Norte se prepara para ser o maior polo produtor de cimento do Nordeste e um dos maiores do Brasil, com o início da construção da fábrica cimenteira pela empresa ABG Mineração no município de Mossoró, em novembro. Com investimentos na ordem de R$ 1,8 bilhão e licenciamentos ambientais aprovados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e pela Agência Nacional de Mineração, quando estiver pronta, a fábrica possibilitará a criação de cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, conforme o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

“O Rio Grande do Norte será um dos maiores produtores de cimento no Brasil porque tem incentivos fiscais competitivos e matérias-primas de ótima qualidade. E com as vagas de trabalho que criará, tanto na sua construção como quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica de cimentos irá incrementar a geração de emprego e renda na região Oeste do Estado. Sua construção começará no próximo mês, em data ainda a ser definida, mas já temos certo que os diretores da empresa ABG virão a Mossoró para receber os licenciamentos no local”, explicou.

Jaime Calado disse que a fábrica será construída às margens da BR-304, na saída para o município de Serra do Mel, o que tornará o escoamento da produção mais fácil e ágil. E que a empresa ABG Mineração tem como principal sócio o grupo espanhol Cementos La Union, que atua na Espanha, no Egito, no Chile e na República Dominicana. Jaime destacou também o desejo de transformar o Estado em polo na produção de cerâmica fina.

“Estamos avançando no desenvolvimento econômico, temos o início da construção da fábrica de cimentos em Mossoró, que se somará às fábricas já existentes no Estado, temos a instalação em breve de mais uma fábrica de cerâmica fina e em janeiro, teremos o gás mais barato do Brasil. Temos tudo para sermos referência nacional e esse é o nosso objetivo”, garantiu o secretário.

O senador Jean Paul Prates (PT) elogiou a atuação e desempenho da gestão ao trazer a fábrica de cimentos para o Estado, fazendo com que este volte a ser vitrine de desenvolvimento econômico no Nordeste. “O governo de Fátima Bezerra tem atuado fortemente em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Mesmo diante de uma pandemia, a governadora conseguiu adotar medidas de proteção das pessoas sem esquecer o desenvolvimento econômico”, declarou.

Diálogos sobre Emprego e Renda

O senador Jean Paul Prates realizou o evento “Diálogos sobre Emprego e Renda” e reuniu empresários, parlamentares, representações sindicais, entidades governamentais e movimentos sociais em Mossoró, nesta segunda-feira (18). Ele ouviu demandas de diferentes setores, que vão da necessidade de impulsionar o empreendedorismo jovem à estruturação de estradas para escoamento de mercadorias na região Oeste.

“São muito importantes esses diálogos, pois através dessas demandas construímos um mandato participativo e que propõe soluções reais para as questões da sociedade potiguar”, declarou o Senador Jean. O evento contou com a participação de representantes do comércio, petróleo, bares, restaurantes, hotéis, indústria, fruticultura, lojistas e outros setores empresariais, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Agora RN

Nenhum comentário: