28/10/2021

RN: PUNIDO COM 3 DIAS DE CADEIA SARGENTO DA PM QUE MESMO DE FOLGA PRENDEU BANDIDO

Sargento da PM prende bandido mesmo estando de folga, mas acaba punido com 3 dias de cadeia por bater no ladrão

Um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, identificado como Breno César Rodrigues Souza, foi punido com três dias de prisão por agredir um homem logo após flagrá-lo furtando cabos de telefonia.

A punição, aplicada pelo comando geral da corporação, foi publicada na última segunda-feira (25) no Boletim Geral da Polícia Militar, após a tramitação de um processo administrativo. Não há confirmação de quando o fato aconteceu, mas o caso está sendo investigado desde o fim do ano passado, quando foi aberta uma sindicância para apurar a conduta do policial.

Segundo a nota da punição, obtida pelo PORTAL DA 98 FM, o sargento foi punido porque cometeu ato de “transgressão disciplinar”, caracterizada por lesão corporal no suspeito. A agressão aconteceu logo após o policial prender o bandido.

A investigação foi iniciada após o bandido agredido ter contado que houve excesso na abordagem policial – o que foi confirmado em exame de corpo de delito. No dia da prisão, o policial estava de folga, mas não foi isso que motivou a punição.

O caso gerou indignação entre policiais, que concluíram que o sargento deveria ter sido premiado por agir mesmo estando de folga, e não ser punido.

O deputado estadual Subtenente Eliabe Marques (Solidariedade) falou nesta quarta-feira (27) sobre o caso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em pronunciamento na tribuna, o parlamentar criticou a punição ao sargento e entrou com um requerimento para que o policial seja homenageado.

“Por que a segurança pública vai mal? Por isto. O bandido que estava furtando os fios, os cabos telefônicos, está solto, mas o policial está preso. Breno, você não está sozinho. A governadora Fátima, o vice-governador Antenor Roberto e o comandante-geral da PM lhe prenderam. Mas o nosso mandato está aqui requerendo a esta Casa uma Moção de Aplauso e Congratulações pela sua atuação comprometida, de um legítimo policial militar, que observou situação de flagrante e interveio como deve ser e como está contido na Constituição Federal e no Código de Processo Penal”, afirmou o parlamentar.

Procurada, a PM não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Nenhum comentário: