01/10/2021

'NARRATIVA': PALAVRA MUITO USADA NESTE MOMENTO - O QUE SERIA UMA NARRATIVA?

O que é uma narrativa:

Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas.

As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral), etc.

Elementos da Narrativa

A narrativa é uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo e possui elementos básicos na sua composição:

-Fato — corresponde à ação que vai ser narrada (o que)

-Tempo — em que linha temporal aconteceu o fato (quando)

- Lugar — descrição de onde aconteceu o fato (onde)

- Personagens — participantes ou observadores da ação (com quem)

- Causa — razão pela qual aconteceu o fato (por que)

- Modo — de que forma aconteceu o fato (como)

- Consequência — resultado do desenrolar da ação

A narrativa se desenvolve em torno de um enredo, nome que se dá a sequência dos fatos. A partir do enredo chega-se ao tema, que é o motivo central do texto. O enredo apresenta situações de conflitos ou ações, que são divididos em quatro partes:

- Apresentação — vários elementos como as personagens, cenário, e tempo, são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos.

- Desenvolvimento — aqui o conflito tem origem, havendo o confronto entre os personagens.

- Clímax — é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde alguns fatos importantes atingem sua maior dramaticidade.

- Desfecho — é a parte final da narrativa que revela o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.

Os personagens de uma narrativa podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico, exercendo diversos papéis:

- Protagonista — é o personagem principal de uma narrativa, tem o papel mais importante no desenrolar da ação.

- Antagonista — aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax.

- Personagem secundária — apesar de ter um papel menos importante que o protagonista, é também importante para o desenvolvimento da ação.

- Figurante — tem como função ajudar a descrever um ambiente ou espaço do qual faz parte. O seu papel não tem influência na ação.

Nenhum comentário: